A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




quinta-feira, 5 de agosto de 2010

TÉDIO/CIVILIZAÇÃO

Mundo Naïf

Na Terra tudo vive - e só o homem sente a dor e a desilusão da vida. E tanto mais as sente, quanto mais alarga e acumula a obra dessa inteligência que o torna homem, e que o separa da restante Natureza, impensante e inerte. É no máximo de civilização que ele experimenta o máximo de tédio. A sapiência, portanto, está em recuar até esse honesto mínimo de civilização, que consiste em ter um tecto de colmo, uma leira de terra e o grão para nela semear. Em resumo, para reaver a felicidade, é necessário regressar ao Paraíso - e ficar lá, quieto, na sua folha de vinha, inteiramente desguarnecido de civilização, contemplando o anho aos saltos entre o tomilho, e sem procurar, nem com o desejo, a árvore funesta da Ciência!
Dixit!

Eça de Queirós, in 'Civilização'

6 comentários:

Beth/Lilás disse...

Agora vejam só, um homem como este, tão sábio nas palavras e já falava isto no século XIX, antes mesmo do mundo ser tomado e tragado nos valores pelo capitalismo.
Pena que a gente só experimente estas verdades depois que o mundo dá muitas voltas e com elas aprendemos o que é verdadeiramente bom e importante na vida.
beijinhos cariocas

Hugo de Oliveira disse...

Maravilhosa reflexão....gostei.

Unknown disse...

"Quase todos os homens vivem inconscientemente no tédio. O tédio é o fundo da vida, foi o tédio que inventou os jogos, as distracções, os romances e o amor ."

Beijo.

Anónimo disse...

A história se repete amiga. E a gente custa a aprender! Uma pena!!! Bjssssss

Valéria lima disse...

Dou graças por sermos assim.

BeijooO*

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Depois de conhecermos o ruim aprendemos a dar valor à coisas boas!!

Sábias palavras!!

beijos e bom fim de semana!