«Através da violência pode matar um assassino, mas não o assassinato.

Através da violência pode matar um mentiroso, mas não a mentira.

Através da violência pode matar uma pessoa odiosa, mas não o ódio.

A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




domingo, 31 de julho de 2011

COMO OS PÁSSAROS QUE POISAM...E DEPOIS LEVANTAM VOO...

Sou uma pessoa de afectos…de empatias e simpatias! Sou aberta, gosto de comunicar…não gosto de pessoas que sinto distantes, mergulhadas no que são, no que pensam ser…que não se dão a um sorriso franco…que medem o que dizem…que olham as pessoas de cima abaixo e logo estão a tirar ilações…Por ser assim sou vulnerável…Nem sempre as pessoas são o que parecem…mas eu sou o que sou…Tenho um ponto fraco…além de gostar, gosto que gostem de mim…e entrego-me a essa sedução… este acto sedutor é global da criança à pessoa mais idosa…sem interesses específicos…só pelo gostar! Gosto de seduzir cão e gato…até as aves…seja o que for…e isso me deixa feliz!
Pode ser uma sedução sem continuidade…pode ser em determinado contexto…e perder a pessoa de um dia para o outro, no entanto o encontro foi gratificante…
Sou apologista do sorriso…da piadinha para quebrar o gelo…da conversa solta e amistosa, fruto do acaso… sem pretensões…
Com tristeza soube que um dos meus professores de hidro deixou o ginásio…o nosso grupo é muito bom e ele integrou-se bem connosco o que fazia de uma aula um relaxamento completo…físico e psíquico…tive pena de o perder fazia parte de momentos agradáveis dos meus dias… 



Hoje corri ao teu encontro, para nada
Não tiveste a coragem de um adeus
Senti uma sombra no pensamento, aguada
Nada te disse, no fundo dos olhos teus!

Não te procuro, nem tu me vais me procurar
O tempo findou, perdeu-se a cumplicidade
Nada tínhamos por nós, para encontrar
Tudo aconteceu naturalmente, com simplicidade

Foram momentos vividos de alegria
Como crianças que se encontram para brincar
E a simpatia cresceu em nós em demasia

Esquecer jamais, esse olhar azul brincalhão
Os teus trejeitos de amuo, simulando zanga
Que nos deixava numa divertida conexão
2011-mf

sexta-feira, 29 de julho de 2011

FEIRA MEDIEVAL EM TERRA DE SANTA MARIA...

OS ACTOS, OS FACTOS E AS PERSONAGENS PRINCIPAIS QUE AJUDARAM À AFIRMAÇÃO DO PODER RÉGIO E SOBERANO DE D. AFONSO HENRIQUES E À CONCRETIZAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL, RECONHECIDOS POR TODO O MUNDO CRISTÃO, SÃO O MOTE PARA A RECRIAÇÃO HISTÓRICA DE MAIS UMA EDIÇÃO DA VIAGEM MEDIEVAL EM TERRA DE SANTA MARIA.




Toda a cidade fica mobilizada em trabalhos e participações (associações, centros, clubes, escolas, grupos, ranchos e outros) para recriar todos os anos mais uma Feira Medieval, preparando-se para receber muitos forasteiros.

As zonas temáticas são variadas: acampamento mouro, aldeia, arraial, banhos públicos (pulverização às pernas, repouso e chá), bosque dos saltimbancos, castelo, feira franca, fortim templário, lago dos feitiços (tarot e leitura das mãos), mouras encantadas, liça, espaço de exposições dedicado ao rei, praça da vila, sentir do guerreiro, subida às ameias, sukh (um autêntico mercado árabe).

33 grupos de animação nacionais e internacionais actuam em diferentes locais do recinto e por volta das 23 horas o grande espectáculo com o dragão lançando fogo que desce do Castelo até à igreja (impossível fotografar com tantos forasteiros que ontem ocorreram à inauguração do evento).

As crianças podem experimentar armas simuladas, passear de carroça ou de cavalo, fazer jogos alusivos, pinturas faciais e têm também workshops de percussão, teatro e dança!

Outras actividades para todos assistirem: lutas de gladiadores, tiro à lança, com catapulta e com besta, lançamento da ferradura e corrida de barrote.

Grandes espaços campais para comer em mesas corridas. O que se come? Pão caseiro, com pernil, fêvera de porco, presunto, mas também chouriço assado, melão com presunto e papas de sarrabulho…
O que se bebe? Canecas de vinho, cerveja, sangria, sumo…

Depois não faltam doces diversificados…de difícil escolha…eu comi tiras de carpinteiro, doce antigo da região de Oliveira de Azeméis.

Organização óptima: 5 estrelas!!!!


quinta-feira, 28 de julho de 2011

ZORBA, O GREGO


Com a morte de Michael Cacoyannis (Limassol,1922- Atenas 25 de Julho de 2011), lembrei-me do seu mais célebre filme, que o tornou mundialmente conhecido, Zorba, o Grego, uma adaptação para o cinema do romance do escritor grego Nikos Kazantzakis. O filme obteve vários prémios.
Recordo bem a personagem de Zorba, é daquelas figuras que ficam, um homem simples mas cheio de sonhos e de entusiasmo pela vida, uma pessoa de quem se gosta de imediato e se desculpa mentiras e torpezas, porque ele é assim mesmo, genuíno! Estou a referir-me ao filme, mas há pessoas assim de quem se gosta de imediato ,de quem nunca se  pode esquecer a sua pureza…a sua loucura… Aborrece-me as pessoas muito bem, muito certinhas, muito boazinhas, cheias também de máscaras…a quem se pergunta: «que defeitos tens?» e respondem «um monte de defeitos!», mas não sabem dizer um!
Vi este filme, ainda era muito nova e já o revi, para quem não conhece, algumas dicas sobre o seu argumento.
Basil (ALAN BATES) é um escritor grego-britânico que cresceu na Inglaterra. A passar uma crise de criatividade decide partir para Creta, terra natal do pai. Enquanto espera o barco para a ilha, conhece Zorba (ANTHONY QUINN), que lhe pede que ele o leve na viagem, como seu intérprete e cozinheiro. Entre os dois, apesar de serem tão antagónicos, há logo uma grande empatia. Basil  diz a Zorba que pretende reabrir a mina de linhito de seu pai,  Zorba informa-o logo que tem experiência em mineração e Basil concorda em o levar.
Ao chegarem ao vilarejo rural onde fica a mina, os dois instalam-se na pensão pomposamente chamada "Hotel Ritz", de Madame Hortense (LILA KÉDROVA) uma ex-cortesã francesa, idosa e agora uma solitária mulher. Zorba e Hortense tornam-se amantes, o que rejuvenesce Hortense. Basil conhece e fica atraído pela " viúva da janela", (IRENE PAPPÁS) disputada por todos os homens do vilarejo que os rejeita violentamente. Ao ver Basil ela interessa-se por ele, mas Basil prefere manter-se à distância, depois dela ter sido apedrejada pelos homens, que desconfiaram do romance.
Quando começam a trabalhar na mina, Zorba e Basil descobrem que as madeiras estão podres e tudo está prestes a desabar. Zorba percebe que precisam de madeira nova e avista o bosque no alto da montanha, que pertence a monges que vivem isolados. Zorba arranja forma de convencer os monges a autorizarem o derrube de árvores e tem a ideia de construir uma espécie de teleférico, que permitirá transportar os toros montanha abaixo, em alta velocidade. Basil concorda com o plano, que, se falhar, o deixará sem todas as suas economias e inviabilizará o seu futuro como empresário mineiro. O fim está à vista, mas o que fica na memória é a dança que os une de uma forma intensa, cúmplice, fraternal… o tema, "Sirtaki", de Mikis Theodorakis, tornou-se famoso e popular como canção e dança.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

FEIRA DE ARTESANATO DE VILA DO CONDE…

Passando pela Feira de Artesanato de Vila do Conde, que acontece anualmente e é uma das melhores feiras de artesanato do Norte. As variações não são muitas… mas a ida passou a ser um ritual, para petiscar os produtos regionais de todo o país…o queijo da Serra, o presunto, os vinhos, a ginjinha, e os doces…ai os doces…os conventuais…isso é de perder a cabeça…depois de comer os doces, alguém se lembrou que um caldo verde é muito digestivo…mas depois voltamos à ginjinha…bem a miscelânea foi total!

 Este ano o país convidado é a Tailândia…artes…massagens…danças!
OS VINHOS PORTUGUESES: São o resultado de uma sucessão de tradições introduzidas em Portugal pelas diversas civilizações que se sucederam, como os fenícios, cartagineses, gregos e, acima de tudo os romanos.
A exportação dos vinhos portugueses iniciou-se para Roma durante o Império Romano. As exportações modernas desenvolveram-se com o comércio para o Reino Unido, após a assinatura do Tratado de Methuen, também referido como Tratado dos Panos e Vinhos, assinado entre a Grã-Bretanha e Portugal, em 1703.
Portugal possui duas regiões produtoras de vinho protegidas pela UNESCO como património Mundial: a Região Vinhateira do Alto Douro, onde se produz o conhecido generoso Vinho do Porto e a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico.
A vastíssima quantidade de castas nativas, cerca de 285 permite produzir uma grande diversidade de vinhos com personalidades muito distintas. O guia The Oxford Companion to Wine descreve o país como um verdadeiro "tesouro de castas locais".
 A qualidade e carácter único dos seus vinhos fazem de Portugal uma referência entre os principais países produtores, com um lugar destacado e em crescimento, entre os 10 principais produtores, com 4% do mercado mundial (2003). Considerado um produtor tradicional do Velho Mundo, 8% do continente é dedicado à cultura da vinha. Os vinhos Portugueses incluem vinho do Porto, vinho da Madeira, vinhos tintos, vinhos brancos, vinho verde e vinho moscatel de Setubal. 
Fonte: Internet
E tudo isto bem a propósito de umas esculturas em barro, que mostram uma vindima e a «borracheira final»…
  



Segundo Pessoa na voz de Ricardo Reis «Não só vinho, mas nele o olvido», eu considero que o olvido é muito perigoso…um brinde num ambiente festivo…é salutar…beber para matar a dor…tem muito que se lhe diga!....

 Não só Vinho, mas nele o Olvido



Não só vinho, mas nele o olvido, deito 
Na taça: serei ledo, porque a dita 
É ignara. Quem, lembrando 
Ou prevendo, sorrira? 
Dos brutos, não a vida, senão a alma, 
Consigamos, pensando; recolhidos 
No impalpável destino 
Que não 'spera nem lembra. 
Com mão mortal elevo à mortal boca 
Em frágil taça o passageiro vinho, 
Baços os olhos feitos 
Para deixar de ver. 

Ricardo Reis, in "Odes" 
Heterónimo de Fernando Pessoa


"O vinho e a música sempre foram para mim um magnífico saca-rolhas."  Tchekhov

"O bom vinho é um camarada bondoso e de confiança, quando tomado com sabedoria." Shakespeare 

"Para conhecer a colheita e a qualidade de um vinho não é necessário beber toda a pipa." Oscar Wilde

Fonte: Citador

terça-feira, 26 de julho de 2011

PELOS CAMINHOS DA MÚSICA...



Ouço o lamento, o suspiro…o gemido…
O sussurro…o sentimento contido…
Ferido no arco das cordas…
Tensão… ressonância…
De deslumbramento provido…

A alma dos cedros…
As pedras que falam…
As flores que sorriem…
O perfume do mar…
Os murmúrios da relva…
A água da fonte a cantar…

Uma infinidade de possibilidades…
Que são em mim…
Como tu és em mim…
Num elo envolvente…

 Voo e mergulho, caminhada e viagem…
Com a tua mão apertando a minha
Por onde escorre a tua essência
Esvaindo-se dos teus dedos gota a gota…
Que levo um a um à boca
Mitigando minha avidez e carência…

mf

segunda-feira, 25 de julho de 2011

FOME....BLOGAGEM COLECTIVA

PROPOSTA DO BLOGUE: 
por um mundo sem fome - um convite à utopia

AS DESIGUALDADES EM TODO O MUNDO SÃO CADA VEZ MAIORES!





(Visionamento não aconselhável a pessoas impressionáveis!)

O ESBANJAMENTO DE RECURSOS NOS PAÍSES MAIS RICOS ESTÁ A CONDUZIR A HUMANIDADE PARA A SUA PRÓPRIA EXTINÇÃO!




Pensar que a fome pode acabar no mundo é uma utopia? Poderá ser enquanto os interesses tiverem mais valor que  o ser humano! Quem usufrui de um teto, de alimento, do conforto necessário para viver…sente de modo profundo essa assimetria, abre a janela do excesso e vê o absurdo…abre a janela da precariedade e vê o absurda …Parece tão complicado… mas pode ser fácil…tira-se aqui e coloca-se ali…como fazemos quando carregamos algo e distribuímos de forma equilibrada o peso pelas duas mãos…e assim caminhamos mais confortáveis…as pessoas espontaneamente têm esse raciocínio…não é uma utopia…Senhores deste mundo que põem e dispõem…se é possível unirem-se para uma guerra…esta também é uma guerra, é uma guerra pelos direitos mais básicos, pela dignificação do ser humano…EU ACREDITO NA REALIDADE DESTA UTOPIA…

Utopia é um termo inventado por Thomas More que serviu de título a uma de suas obras (1516). More decidiu escrever sobre um lugar novo e puro onde existiria uma sociedade perfeita. A utopia consiste na ideia de idealizar não apenas um lugar, mas uma vida, um futuro, ou qualquer outro tipo de coisa, numa visão fantasiosa e normalmente contrária ao mundo real. No tempo de More quantas coisas que existem hoje não seriam utopias? O ideal nunca será atingido, mas um movimento evolucionista da sociedade deve ser sempre uma força de energia que se vai buscar aos utópicos!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

O QUE VAI POR AQUI.... E POR AÍ...

Leio o jornal, conectada com a Antena 2, que dispersa pelo ar música barroca. Agradável para escrever. Apetece-me escrever e nem sei sobre quê, por isso vou desfolhando o jornal de trás para a frente, sei lá a razão… é um hábito antigo!
Ena… um cidadão completamente desconhecido, ajudante de cozinha, virou assunto do dia com o seu skate! Do facebook para o you tube, o vídeo já foi visto um milhão de vezes! Assim se salta para a fama, tendo a coragem de descer uma estrada com grande inclinação, dizendo: «Puto, o medo é uma coisa que a mim não me assiste», depois acabou por se estatelar no meio da erva! Grande feito!
Mas porque é que temos que gramar na estação televisiva estatal, tourada a torto e a direito? Deixem os touros em paz!  Pertenço ao grupo dos que abominam as touradas!
Ah… gostei do meu signo: «A sua casa está iluminada e deve aproveitar os momentos com os seus». Só? Mas que parcas palavras! Claro que tenho pago a conta da electricidade…com os meus sempre estou, mas que raio estão a insinuar?
Desporto, apetece-me pular…mas saltam-me os nomes das nossas vedetas do esférico…Cristiano Ronaldo…Villas-Boas…e o Dragão promete! Não sou assim uma dragona…mas também não deixo de ser…mas futebóis nem me dão alegrias, nem tristezas!
Seguem-se os livros e entre eles uma antologia do poeta Manoel de Barros, quero comprar! Barros diz: «a poesia é uma espécie de inutilidade útil»! Ou «o que é bom para a poesia é bom para o lixo» e também «tudo que não invento é falso»! Estou completamente siderada para comprar o livro, gosto deste espírito rebelde! É um peso pesado a custar aí c. de 30 euros! Tem que ser!
Na página dos espectáculos saltam os festivais a decorrer por todo o país (jazz, clássica, rock, world…)! Papás têm que abrir os cordões à bolsa e mastigar um «padre-nosso», para que tudo corra bem…não haja muita bebida, nem droga, nem pé no acelerador…
Ah em Setembro a Casa da Música ataca com as óperas de Wagner…alucinante e brutal!?...
Economia…isto está mau!...
EUROPA DÁ-NOS O DOBRO DO TEMPO PARA PAGAR E BAIXA PREÇO DO DINHEIRO…






jn-porto


Se nos jornais diminuíram substancialmente as páginas de cultura, aumentaram as páginas dos vips…leio os títulos…e sorrio ao ler que o futebolista David Beckham fez um «risoto» para a família e colocou o feito no twiter…aiiiiiiiii…estou mesmo a ver o menino a cozinhar…e isto é tão importante para o mundo! Como as pessoas gostam de ser ridículas!
De repente leio: «Doença afasta Tonia Carrero» …com 89 anos, recolhe-se na sua casa, não recebe amigos e raramente atende telefones. Excelente actriz… como o tempo passa! Há muito que não vejo telenovelas, mas cheguei a ver qualquer coisa pelo trabalho dos actores.
Al-Qaeda seduz jovens com filmes e Disney serviu de inspiração à organização terrorista! E isso não é contra o Corão?
Na África do Sul, a violência aumentou 60% desde 2004! A maior parte dos casos é por xenofobia contra emigrantes e tem a conivência da Polícia! O relatório concluiu mesmo que a polícia é um factor de desestabilização! A polícia tomou conta do país, só pode… não há quem mande!!
Nos casos do dia, vai de mal a pior…e passa muito pelo caricato e absurdo, pelo violento e cruel! Num hospital foi descoberta uma câmara atrás da sanita na casa de banho dos funcionários! Todos os funcionários estão sob suspeita! Ainda há espírito para a malandrice!
Depois… associação pede ajuda para alimentar pessoas carenciadas…tempos amargos para muitos! Como sempre roubos e mais roubos: roubo de carrinha de valores a tiro… E o que se tornou habitual…um homem disparou cinco chumbos na cabeça de mulher…mãe e filha fizeram fortuna com bruxaria…agrediu a mulher à frente do neto…guerra entre clãs do tráfico no Bairro do Aleixo (maior supermercado de droga no Porto) leva 42 a tribunal…tiros, facadas e batalhas campais…um «farwest»!...
Aumentos…aumentos…e uma senhora diz: «reclamar para quê?» Neste caso são os aumentos dos transportes! A CP, Carris, STCP, Metro do Porto, TAP…tiveram em conjunto prejuízos de 680, 2 milhões de euros!

Última notícia chega pelo rádio…atentado à bomba na Noruega…cidade num caos! Causas ainda por apurar!

COMO ESTE MUNDO ANDA A FICAR UM SÍTIO PERIGOSO, VIOLENTO E ABSURDO PARA VIVER!...


Se conseguiu ler até ao final...só me resta dizer...

BOM FIM-DE-SEMANA!!!!!

RÉSTEAS DE SOL...que aquecem...


Réstias de Sol, tem por trás uma pessoa que muito admiro e estimo! Eu não sou muito de dizer muito sobre as pessoas, tenho empatia… não tenho!…Gosto… não gosto!… A Laura é uma pessoa carinhosa e…e…e…gosto dela! Já tive a oportunidade de a conhecer pessoalmente e foi um encontro muito agradável!

A Laura faz poesia, mas tem um blogue muito diversificado relativamente a temas… teve uma vida cheia de tudo! E tem tanta vida!...Aqui deixo, com a sua autorização um dos seus poemas…

Laura eu te saúdo, o teu mundo é bonito e eu sinto-me como a «Alice» a entrar nele!...Que se cumpra aquilo que desejas!...

Sou !...


Sou árvore, seiva
flor, fruto
sou pé de abóbora
rebento de feijão
sou terra queimada
fruta pão
laranja, lima, limão
sape-sape, manga, mamão
sou óleo de dendê
pó d’estragão
sou árvore de sombra
imbomdeiro em flor
sou capim da sanzala
cana de açúcar
papoila do campo
sou um melro
pousado numa janela
um botão de rosa amarela
um lagarto colorido
sou águia de asas abertas
uma égua trotando
com o seu alazão
sou prata sou ouro
diamante em bruto
sou nova sou velha
sem cucuruto
sou alguém que gosta de ser assim
sou de tudo um pouco
e tudo é um pouco de mim!


quinta-feira, 21 de julho de 2011

AOS AMIGOS...PORQUE TODOS OS DIAS SÃO DIAS DE AMOR E AMIZADE...



Sorria

Letra e música de Charles Chaplin

Sorria, embora seu coração esteja a doer
Sorria, mesmo que ele esteja partido
Quando há nuvens no céu,
Você conseguirá...


Se você sorrir
Com seu medo e tristeza
Sorria e talvez amanhã
Descobrirá que a vida ainda vale a pena...
Ilumine sua face com alegria
Esconda todo rasto de tristeza
Embora uma lágrima possa estar tão próxima
Este é o momento que tem que continuar tentando


Sorria, de que adianta chorar?
Você descobrirá que a vida ainda continua
Se você apenas...


Se você sorrir
Com seu medo e tristeza
Sorria e talvez amanhã
Você verá que a vida continua
Se você apenas sorrir...


Este é o momento que tem que continuar tentando
Sorria, de que adianta chorar?
Você descobrirá que a vida ainda continua
Se você apenas sorrir

PARA QUEM GOSTAR EM VERSÃO DE JAZZ:


quarta-feira, 20 de julho de 2011

CLUBE BILDERBERG...


Em filmes e livros, grupos de comando internacional, agindo na sombra, num grande secretismo governam o mundo de uma forma fria e desumana! Isto será assim tão ficcional? Lembro George Orwell, mas o Clube Bilderberg supera a sua ficção!
O Clube Bildberg, é uma organização internacional, que foi criada em 1954, num luxuoso hotel holandês chamado Bildberg, propriedade do Príncipe Bildberg e aí se deu o primeiro encontro.

O grupo optou o nome do hotel e possui um quadro rotativo de associados integrado por poderosos banqueiros, políticos, economistas, empresários, membros das polícias secretas, proprietários das maiores redes de comunicação, entre outros. Reúnem-se para traçar metas que dizem respeito a toda a população mundial.

Estas reuniões decorrem num grande sigilo, quase sempre em propriedades da família americana Rockfeller ou da europeia Rothschild, o objectivo desde sempre foi criar um governo mundial.


O Bilderberg actua em conluio com a maior parte dos governos do mundo, cujos líderes são manipulados e induzidos a colocar em prática projectos que incluem métodos genocidas, formação de monopólios económicos (como os de narcotráfico e de tráfico de armas), subversão, imposição de valores e poluição cerebral através de drogas. Na verdade, para este grupo trabalham diversos sectores das sociedades modernas, embora alguns deles nem sequer suspeitem para quem trabalham. O pouco que se sabe sobre o grupo é suficiente para concluir que está trabalhando pela escravização dos povos através do dinheiro, das guerras e de um processo de entorpecimento mental em massa. Com o tempo, desdobrou-se em outros grupos também de abrangência internacional, como o Council on Foreign Relations e a Comissão Trilateral.
Todos contam com o apoio da média internacional, que, subserviente, omite-se de cumprir o seu papel de tornar públicas as informações mais importantes do mundo, deixando assim de denunciar o plano tão abominável. Por esse motivo, a existência da organização ainda é praticamente desconhecida, e é raramente divulgada. 

FICÇÃO? REALIDADE? SERIA BOM QUE FOSSE FICÇÃO…
NO CASO COMPLEXO E TÃO ESPECULADO DE DOMINIQUE STRAUSS-KAHN, HOUVE CONHECIMENTO VAGO,     DA INFLUÊNCIA DO CLUB BILDBERG…
PENSANDO NISTO, NO CONTEXTO MUNDIAL E NO CONTEXTO DA CRISE EM GERAL, MUITAS ILAÇÕES PODEM OCORRER AO PENSAMENTO...OU EU ESTOU A FAZER UM FILME!..

Fonte Internet