A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




terça-feira, 18 de junho de 2013

Você sabia…

Nem sei se é assim mesmo, cai na caixa do correio..., mas vi neste texto sugestões muito interessantes!

VOCÊ SABIA QUE...

que as crianças japonesas limpam as suas escolas todos os dias, por 15 minutos, juntamente com os professores, o que levou ao surgimento de uma geração de japoneses modestos e entusiastas da limpeza?
 

que qualquer cidadão japonês que tenha um cão, é obrigado a usar sacos de pano especial para apanhar os dejetos do cão? O desejo de manter a limpeza e a higiene faz parte da ética japonesa.
 

que um empregado(a) de limpeza no Japão é chamado "engenheiro da saúde" e pode ter salários de USD 5000-8000 por mês? Está sujeito a provas escritas e oral!
 

que o Japão não tem recursos naturais, estão expostos a centenas de terremotos por ano mas, ainda assim, conseguiu tornar-se a terceira maior economia do mundo?


que Hiroshima retornou à sua economia vibrante, após a queda da bomba atómica, em apenas 10 anos?
 

que o Japão impede o uso de telemóveis em comboios, restaurantes e esplanadas?
 

que no Japão os alunos do primeiro ao sexto ano deve aprender a ética no trato com as pessoas?

que não há nenhuma avaliação (exame) do primeiro ao terceiro ano, porque o objetivo da educação é incutir os conceitos e desenvolvimento do caráter, e não apenas o exame e doutrina?


que num restaurante, com o sistema buffet, as pessoas só se servem do que vão comer e comem tudo? Nenhum alimento é desperdiçado.

que os comboios de alta velocidade apresentam, no máximo, um atraso de cerca de 7 segundos por ano? Eles apreciam o valor do tempo, são hiper pontuais, à escala do minuto e segundo.


que as crianças em idade escolar escovam os dentes e usam fio dental, após as refeições na escola, para aprenderem a manter a sua saúde oral desde cedo?



que os alunos terminam  as refeições em meia hora para garantir uma boa digestão?
Estes alunos são o futuro do Japão.


Não seria nada mau aprender um pouco da cultura, desenvolvimento e da filosofia dos Japoneses 



3 comentários:

Brown Eyes disse...

De pequenino é que se torce o pepino, sem dúvida. Começar a vida tendo a noção de que há regras que têm que ser cumpridas ajuda no convívio social. Beijinhos

Unknown disse...

Bom dia
Agradeço estes momentos de leitura.
Quantas coisas mais devemos aprender com a cultura Nipónica...?
Parece que por estes lados do sol poente se insiste na destruição de todos os valores familiares e éticos e os professores estão sendo enxovalhados.
Assim nunca seremos competitivos.

anamar disse...

Importemos alguma civilidade dese país, pois...

Beijinho