A arca, onde Fernando Pessoa, guardou poemas, cartas e livros, foi arrematada em leilão, em 2008, em Lisboa, por 50.000 euros, por um coleccionador particular e «estará no norte do país», disse o especialista na obra de Pessoa, Nuno Hipólito, autor do livro «As mensagens da Mensagem».
Nuno Hipólito pretende que o Estado compre a arca e a exponha ao público, para isso lançou uma petição na Internet.
O gabinete do secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, confirmou que não sabia do paradeiro da arca: «O seu paradeiro como se compreende, não é do conhecimento da Secretaria de Estado da Cultura»!..
Eu não estou bem ao corrente da razão porque a arca de Fernando Pessoa foi a leilão! Considero que a mesma devia ter sido logo adquirida pelo Estado...fiquei realmente confusa ao ler a notícia do desconhecimento onde ela se encontra...confusa e piurça (não vem no dicionário, mas quer dizer: danada, revoltada, indignada...por aí...)!...
8 comentários:
E já somos duas. Também, na altura, não entendi qual o motivo da não aquisição pelo Estado.
Há sempre dinheiro para tudo menos para a Cultura e Património..
Beijo
Eu a esta altura engrosso a fila dos danados também, pois apesar de ser brasileira muito me toca a VIDA deste POETA MAIOR...
Mas nós ainda ficamos indignadas e a tal da secretaria de cultura de estado que deveria zelar pelo patrimônio cultural de seu país e não o faz.
Aqui também acontece destas coisas, minha amiga!
Beijinhos
Segredos de arca fazem a imaginação delirar, imagine os que não deve haver por lá? Considere-me unida à fila dos danados daqui do outro lado do Oceano!!
Beijos
"Há sempre dinheiro para tudo menos para a Cultura e Património.."
acácia rubra
Igualzinho aqui tb!
Bjs.
Os acervos demoram a irem ao melhor lugar, mas inexoravelmente seguem ao acervo público. Um abraço, Yayá.
Sou brasileira e vejo que, em se tratando de políticos, são iguais no mundo todo. Me junto a ti nessa indignação, amiga!
Beijocas!
Estou a ler a notícia pela primeira vez. A arca terá um valor simbólico.
Parece-me que se gastam milhões em coisas para hoje mas mão sabem preservar a nossa história nem os nossos valores........
Por alguma razão se despromoveu a área da Cultura de "Ministro" a "Secretário de Estado"!
Enviar um comentário