A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




quarta-feira, 22 de maio de 2013

PADRE ANTÓNIO VIEIRA


UM ACONTECIMENTO DA MAIOR RELEVÂNCIA CULTURAL E NACIONAL

O «Círculo dos Leitores, vai publicar a obra completa de Padre António Vieira em 30 volumes, simultaneamente em Portugal e no Brasil. Acabaram de sair três volumes. O principal responsável pelo projecto é José Eduardo Mendonça. 
Fernando Pessoa, considerava o Padre António Vieira « o imperador da língua portuguesa», no entanto em Portugal não se tem dado grande relevo à sua genialidade e universalidade, não há qualquer monumento a lembrá-lo, nem tão pouco dá o nome a qualquer avenida, contrariamente ao que acontece no Brasil, onde existem muitas estátuas e é estudado nas universidades, como uma referência da Literatura e dos Direitos Humanos. JL

«A maior parte do que sabemos, é a menor do que ignoramos. Não se achou varão tão perfeito no Mundo, que conhecesse o que tinha de sábio, senão sabendo o que lhe faltava para perfeito. Não se viu ninguém tanto nos últimos remates da perfeição, em quem não bruxoleassem sempre alguns desaires de humano. (...) Não necessitando de nada os grandes, só de verdades necessitam; porque, como custam caro, todo o cabedal da fortuna é preço limitado para elas; por isso nos grandes são mais avultados os erros, porque erram com grandeza e ignoram com presunção. Mais gravemente enferma o que logra melhor disposição, que o que nunca deixou de ter achaques: e a razão é porque a enfermidade que pôde vencer disposição tão boa, teve muito de poderosa; ignorância a que não alumiou o discurso mais desperto, tirou as esperanças ao remédio».

Padre António Vieira, in "As Sete Propriedades da Alma"

4 comentários:

Brown Eyes disse...

O circulo de Leitores tem publicado excelentes obras. Não vou comprar, por enquanto. Beijinhos

jurisdrops disse...

De fato, Padre Vieira, no Brasil, é leitura obrigatória nas aulas de Língua Portuguesa desde o Ensino Médio. Modelo de estrutura em todo seu conceptismo digno de nota.

Manuela Freitas disse...

É um acontecimento a registar, muito útil para estudo!...
Mas mais que isso é dar importância a valores, que o mundo artificial em que vivemos vai arredando e a nossa mais valia, está na nossa cultura!
Beijinhossss e muito grata pela tua visita!

Manuela Freitas disse...

Minha amiga Maria Teresa, tenho andado muito fugida, meti-me em obra complexa e foge-me o meu tempo, desculpe a minha ausência do seu blogue, que eu tanto aprecio!
Como vê, nós desvalorizamos um património rico e que muito nos devia honrar!
Beijos!