A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

PARQUES NATURAIS

Sempre gostei de visitar Parques ou Reservas Naturais e os mesmos até foram crescendo. São locais onde são preservadas a fauna e a flora e paisagisticamente são belos para relaxe físico e psíquico. Mas outros aspectos há a considerar, são também locais de estudo multidisciplinar e de interesse turístico. Será que vai haver dinheiro para a sua manutenção? Quando está tanta coisa em risco, até de mais imediato interesse para as pessoas, referir-me a isto, até pode ser algo bastante lírico!

No Arouca Geopark , com uma extensão de 328 km2 há 14 sítios assinalados de interesse geológico. Um dos mais conhecidos é o das Pedras Parideiras, em plena serra da Freita, um fenómeno de granitização único no país e raríssimo no mundo inteiro. Popularmente é chamado de «pedras parideiras», um aforamento granítico que tem incrustados nódulos envolvidos por uma capa de biotite em forma de disco convexo, os quais, por efeito, da erosão, se soltam da pedra mãe. 


Há ainda quem acredite que estas pedras ajudam a ter filhos.  Conta-se que as mulheres interessadas em engravidar as colocavam debaixo da almofada.