A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




quarta-feira, 11 de abril de 2018

VISITA GUIADA - PAULA MOURA PINHEIRO (UM PROGRAMA INTERESSANTE ONDE SE VAI DESCOBRINDO O BELO DE PORTUGAL)


CASA DE SEZIM (PERTO DE GUIMARÃES)
Conforme um pergaminho existente no arquivo da casa, o imóvel entrou para a família dos actuais proprietários em 1376, por doação que Maria Mendes Serrazinha fez a Afonso Martins, descendente de D. João Freitas (companheiro de D. Afonso Henriques), em atenção "às boas obras que dele recebeu e espera receber e por crença que lhe fez".
D.Antónia Genoveva da Silva Souto e Freitas (1773-1802) filha de um rico comerciante, no Brasil, de Tabaco e Engenhos de Açúcar, herdou a Casa de Sezim e casou-se com José de Freitas do Amaral (1748-1813). Deixaram a casa ao filho Manuel Freitas do Amaral (1797-1856) por ser o filho varão. E foi Manuel que continuou as obras de restauro, novas construções como a Capela e o Portal de entrada, e sua decoração de interiores, iniciadas pelo pai.
A beleza da Casa, a harmonia das suas linhas, a monumentalidade da sua fachada e a colecção de papéis panorâmicos da primeira metade do século XIX que abriga nos seus salões, têm sido, nos últimos anos, motivo de curiosidade internacional.
Sobre o portão de entrada pode-se ver um brasão com as armas dos Freitas do Amaral. O interior, com paredes revestidas a papel de parede com estampas muito raras, são invulgares e de beleza única. Foram produzidos pela Manufactura Zuber & Cia- Rixheim- Alsácia - França, criadas por Jean Zuber (1773-1852), foram aplicados na casa em 1834- 1840, sob as ordens do pintor Auguste Roquemont, criador do projecto de decoração da casa. Tudo indica que será de Auguste Roquemont a pintura " As aventuras de D. Quixote" em uma das salas. A casa alberga alguns móveis do século XVII.
O solar foi herdado pelo ex- embaixador Pinto de Mesquita, que com a mulher têm conservado e explorado as mais valias da propriedade, entre outras criando uma marca própria de vinho verde e disponibilizando uma parte da casa para alojamento turístico.
E A PROPÓSITO DE AUGUSTE ROQUEMONT ( 1806 -1852)


Augusto Roquemont, filho de Frederico Augusto de Hesse-Darmstadt, nasceu em Genebra.
Estudou em Paris num colégio interno e, entre 1818 e 1827, realizou a sua formação artística nas cidades italianas de Roma, Bolonha, Florença e Veneza. Foi-lhe atribuído o 1.º prémio numa prova de exame na Academia de Belas Artes de Veneza (1820).
O seu pai, que servira em vários exércitos europeus e veio a apoiar a causa de D. Miguel, encontrava-se em Braga no verão de 1828, marcando presença em paradas militares, quando chamou o filho para junto de si. Roquemont embarcou em Génova em 1828.
Encantado com o país e as suas gentes, Roquemont fixou-se no norte de Portugal. Esteve hospedado em Guimarães, na casa do miguelista conde de Azenha. Fez algumas estadias pontuais em Lisboa e, a partir de 1847, fixou residência no Porto.


Nesta cidade foi mestre dos pintores João António Correia e Francisco José Resende. Ocupou o cargo de director da Aula de Desenho da Academia Real de Marinha e Comércio da Cidade do Porto. Com um ordenado anual de 600 réis terá exercido funções entre Abril e Julho de 1832, mês em que abandonou a cidade, com a chegada das tropas liberais.
Depois do triunfo liberal, Roquemont refugiou-se em Guimarães, dedicando-se à produção de retratos particulares e de miniaturas, de projectos de arquitetura e decorações de igrejas, e a pintar bandeiras de irmandades.
Além da técnica da pintura a óleo, usada nos seus famosos retratos da nobreza e da alta burguesia nortenhas e nos costumes populares, também produziu trabalhos a lápis, carvão e esfuminho e fez retrato-miniatura.
Ensinou outros artistas como António José de Sousa Azevedo (1830-1864) e Caetano Moreira da Costa Lima (1835-1898) e marcou fortemente a primeira geração de pintores românticos portugueses, sobretudo Tomás da Anunciação (1818-1879). A sua obra está representada no Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, no Museu Grão Vasco, em Viseu, e na Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, em Lisboa.


Sem comentários: