A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




terça-feira, 20 de setembro de 2011

ALIANÇA UNDERGROUN MUSEUM [SANGALHOS]


 A união de vinhos de grande qualidade, que prestigiam o mercado português e a cultura. Aproveitando as antigas caves, ao longo de 1,5 kilómetros de túneis, sete colecções de temáticas diferentes de Joe Berardo. Centenas de peças expostas pelos túneis que lembram o «tubo» inglês, com 28 estações e cinco linhas; Douro, Dão, Bairrada, Alentejo e Beiras. Cada uma das linhas referente às zonas mais importantes dos vinhos portugueses. É uma simbiose de culturas: arte e vinho.

Podem ser vistas sete colecções: arqueologia, etnografia, mineralogia, paleontologia, azulejaria e cerâmica, compreendendo uma impressionante extensão temporal de milhões de anos. São colecções de peças de arte de várias origens, reunidas pelo coleccionador, com significado histórico e sentimental.





COLECÇÃO ARQUEOLÓGICA 

Conjunto de figuras em terracota com cerca de 1 500 anos, provenientes da antiga cultura Bura-Asinda-Sika da Nigéria.



ARTE ETNOGRÁFICA AFRICANA

Colecção composta por diversos objectos etnográficos que contemplam estátuas, máscaras, armas, objectos de prestígio, jóias, utensílios do quotidiano, entre muitos outros, mostrando a imaginação dos seus criadores.



 
(ENTRADA NOS TÚNEIS) 




ESCULTURA CONTEMPORÂNEA DO ZIMBABUÉ 



Acervo de escultura em pedra, que representa um novo género de arte criado numa situação de modernidade, no início da década de 1960. Reúne obras da primeira geração de artistas de Tengenenge, comunidade de escultores, que desde 1966 é parte integrante do movimento artístico. Ainda, em plena expansão, este movimento entrou já na sua terceira geração de artistas.





COLECÇÃO DE MINERAIS 




Espólio composto por várias centenas de amostras minerais provenientes, na sua grande maioria, do Brasil, dos Estados do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais. Ametistas, calcites, moscovites, distenas, variedades de quartzo e turmalinas, são apenas alguns dos muitos exemplares que podemos encontrar nesta colecção.



COLECÇÃO DE FOSSEIS 



Extraordinário património paleontológico com mais de 20 milhões de anos, dos quais constam fósseis de rinocerontes, conchas, plantas, peixes, dentes, entre outros.
Associadas a esta colecção estão largas dezenas de madeiras petrificadas provenientes da Argentina.






 

CERÂMICA DAS CALDAS 


Qualificado acervo de cerâmica das Caldas da Rainha, do chamado Período Arcaico ao Pós-Bordaliano. Composta por peças raras e originais, reúne cerâmica tradicional do século XIX produzida pelos melhores ceramistas, tais como, Rafael Bordalo Pinheiro e Manuel Cipriano Gomes. 



AZULEJOS 



Alguns exemplares datados entre o século XVIII e a actualidade, quase todos de origem portuguesa, e francesa, pertencentes à maior colecção privada de azulejaria, que na sua totalidade abrange 500 anos do que viria a ser a forma de arte portuguesa por excelência. 




VINHOS - CAVES