A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




segunda-feira, 12 de março de 2018

RUA DOS MERCADORES - PORTO


Rua dos Mercadores é das ruas mais antigas do Porto. Ali viviam os mais abastados negociantes. Considerada a mais rica artéria da cidade, com grandes casas. Por essa razão era muito procurada por fidalgos e clérigos em viagem, assim como funcionários régios, para aposentaria. Esta prática deu origem a protestos, por causa de abusos e excessos, que os «hóspedes» cometiam.

Em 1374, o rei D. Fernando, atendeu às queixas e ordenou a nobres e prelados, que não procurassem aposentadoria nessa rua.

Note-se que até meados do século XVI, os membros da nobreza estiveram proibidos de viver no Porto.

Nesta rua funcionou o Hospital Albergaria de Santa Clara e em 1560 esteve lá Francisco de Borja, visitador da Companhia de Jesus.

Na Idade Média, a Rua dos mercadores era um eixo vital de ligação entre a zona ribeirinha e a parte alta da cidade, constantemente percorrida por peregrinos a caminho de Santiago de Compostela.
Presentemente, como toda a zona histórica, é uma rua de alojamentos para estrangeiros, cujo benefício tem sido a recuperação de muitas casas.


(Apesar de ser formada em História e ter feito a cadeira de História do Porto, não sou uma historiadora, mas tenho todo o interesse nesta matéria, lendo tudo que seja relativo à minha cidade preferencialmente.)

Sem comentários: