A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




sábado, 10 de março de 2018

VISITA DE ESTUDO À CONFRARIA SENHORA DA SILVA


O coração do centro histórico do Porto, tem surpresas e recantos que deslumbram, quem por lá passa. Eles tornam esta cidade um mistério que apetece desvendar. Quem percorre a emblemática e histórica Rua dos Caldeireiros, uma rua muito estreita, como todas do Centro Histórico, vai encontrar um edifício muito peculiar.

É a capela de Nossa Senhora da Silva, padroeira dos ferreiros  serralheiros, anzoleiros e caldeireiros, actividades muito comuns em tempos e hoje já quase em extinção.


A capela pertence desde o séc. XV, à Confraria de Nossa Senhora da Silva que foi durante muitos anos administrada pelos Hospitais de S. João Baptista, na rua de Santa. Catarina, onde se albergavam os irmãos pobres da Confraria.

O oratório exterior é datado do séc. XVIII  e já teve em tempos  também as imagens evocativas de S. João Baptista e S. Baldomero (francês do séc. VII, mártir cristão e padroeiro dos Ferreiros). Actualmente apenas tem uma réplica da imagem de Nossa Senhora da Silva.
O altar  é todo trabalhado e ornamentado por uma cobertura em talha, que se mantém quase intacta ao passar do tempo e já la vão quase três séculos. No interior  da capela terá funcionado em tempos uma  antiga albergaria, administrada pelos  ferreiros, caldeireiros e anzoleiros da Cidade.
(Uma perspectiva geral da pequena, mas bonita capela e da sacristia.)

Lenda da Senhora da Silva

Diz antiga tradição,  registada pelo padre Augusto de Vasconcelos, na sua “Descriptione Lusitaniae”, e o bispo D. Rodrigo da Cunha, no seu “Catálogo dos Bispos do Porto”, que no século XII, em tempo de D. Mafalda , mulher de D. Afonso Henrique, abriram-se os alicerces para a construção da  Sé Catedral. Nessa operação, foi encontrada, entre uns silvados, uma imagem de pedra à qual foi dado o nome de Senhora da Silva. Na Sé Catedral existe o altar de Nossa Senhora da Silva representada por uma grande imagem de pedra, mas ninguém sabe ao certo se é a original.


Sem comentários: