A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




sábado, 14 de abril de 2018

ATENEU COMERCIAL DO PORTO!

Edifício e entrada: Salas de Estar, de Exposições, Bar e Salão de Jogos

O Ateneu passa por tempos difíceis, com todas as mudanças sociais, que foram ocorrendo, no entanto está em mãos empenhadas e luta para não encerrar. Os sócios diminuíram bastante, a casa exige uma manutenção constante, a biblioteca está em risco, numa cave sem ventilação e sem as atenções necessárias. A rentabilidade tem sido feita, através do aluguer dos seus espaços, para eventos.

Piso Inferior: Sala da Direcção, Sala de Leitura, Biblioteca, Salão de Bilhar
------------------------------------------------------
Piso superior: grande escadaria, grande foyer, Sala D. Luís, Sala D. Maria e Salão Nobre
*Algumas dependências não se podem visitar, porque estão encerradas: restaurante, sala de bilhar e biblioteca na cave.
O Ateneu Comercial do Porto, Associação de Cultura, Instrução e Recreio, foi fundado em 29 de Agosto de 1869 e resultou da fusão de outras instituições congéneres que não vingaram, fundadas por burgueses.
Por divisa escolheu "Inter Folia Fructus", que retracta o seu propósito de "... promover e cimentar relações de benevolência e boa sociedade entre os associados e proporcionar-lhes um passatempo honesto e civilizador por meio de reuniões ordinárias, dança e leitura, conversação e jogo lícito".
A Associação, com cariz de clube privado, é dotado de magníficas instalações, dispõe de um salão nobre, polivalente, biblioteca, bufete, bar, barbearia, sala de visitas, salas de jogos, salões de bilhar e sala de leitura.
Desde as suas origens de sociedade recreativa, até às extravagâncias de clube burguês, não esquecendo a tradição dos bailes, saraus e tertúlias, onde sempre contou com a presença da velha e nova aristocracia, nunca deixou de se identificar com o Porto e os seus movimentos cívicos e culturais.
A sua peculiar identidade, permitiu-lhe acolher todas as elites, de distintas sensibilidades, poderes e contra-poderes, nunca assumindo conotações marcadas com qualquer grupo, sobrevivendo desta forma às vicissitudes do desenrolar da história. 
É riquíssimo o historial desta Instituição, os eventos de projecção nacional e internacional realizados ao longo de mais de 148 anos de vida e por onde passaram figuras de grande prestígio nacional e internacional, no domínio das letras, artes plásticas e cénicas, música, política e ciência.
Não menosprezando o seu valioso património artístico em quadros a óleo, escultura e faiança, bem como colecções de cariz numismático e medalhístico, a sua "jóia da coroa" é a Biblioteca, considerada uma das melhores bibliotecas privadas da Península Ibérica. O seu recheio bibliográfico é de grande valia, possuindo um espólio superior a 40.000 títulos e 80.000 volumes, destacando-se, de entre muitas raridades, uma primeira edição de "Os Lusíadas", uma edição da Bíblia datada de 1500 e alguns escritos de Fernão Lopes.

2 comentários:

João Menéres disse...

Já lá não entro há cerca de vinte anos...
Não imaginava as tremendas dificuldades por que passa !
Não ignorando as brutais alterações dos hábitos dos portuenses, torna-se imperioso que as Direcções promovam actos culturais e outros eventos para reanimarem essa importante instituição n vida cultural da Invicta !

Manuela Freitas disse...

Também já não entrava lá há uns anos, mas durante muito tempo fui frequentadora de concertos, conferências e exposições.
Presentemente a situação financeira está um pouco melhor, mas já esteve pior, nessa altura até foi feita uma reportagem pelo Jornal de Notícias.
Segundo a pessoa que está a tentar equilibrar as contas do Ateneu, o associativismo não dá, inicialmente deu porque era um lugar de encontro de certas elites, mas depois foram morrendo e os filhos não quiseram ser sócios, a sociedade teve uma grande mutação com outros locais de encontro e de lazer. Relativamente à cultura, se não houver subsídios ou mecenas a cultura não dá dinheiro.
A hipótese encontrada é alugar o Salão Nobre e outras salas para eventos particulares.
O que realmente me fez pena, foi a situação da biblioteca, com um acerbo incomum. A biblioteca encontra-se numa cave sem janelas, húmida, com bichos, por isso não é facultada a visita a esse espaço. Lamentável, mas não têm outro lugar para ser ocupado com a biblioteca e precisava de uma grande limpeza por técnicos preparados para isso, o que representava uma grande despesa!