MELANCOLIA – LARS VON TRIER
Melancolia, é um dos melhores filmes estreados em Portugal este ano, no entanto divide e muito a crítica.
Melancolia, de Lars Von Trier, tem bem presente a ausência, o vazio absoluto, a rejeição da vida e por outro lado o medo, a angústia, perante um fim iminente.
Lars Von Trier começou o filme em câmara lenta, tendo como fundo a música de Wagner, esse início é demasiado perturbador.
O filme divide-se em duas partes. Na primeira, a melancolia é um estado de espírito que domina Justin, que sofre de psicose. Passa-se num ambiente festivo, o seu casamento e lentamente vamos percebendo como a personagem está insegura, como há uma deterioração não só familiar, como também na sociedade que nos é dado apreciar, forçando uma felicidade frágil, pouco convincente.
Na segunda parte Melancolia é um planeta à deriva no espaço, que ameaça chocar com a Terra, que torna Justin (Kirsten Dunst que contracena com Charlotte Gainsbourg, com interpretações notáveis) a mais sã das dementes e nos confronta com esse vazio. Não há consolação para a iminência do fim absoluto, uma esmagadora vitória do vazio sobre a existência.
O filme não se esgota nestas poucas palavras, é um filme incómodo e motiva muito questionamento.