A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




sexta-feira, 2 de março de 2018

EM TEMPO DE CHUVA, LEMBRO OS ESPAÇOS ONDE COM TEMPO APRAZÍVEL GOSTO DE PASSEAR E FICAR A LER!


JARDIM DO PASSEIO ALEGRE

Construído nos finais do século XIX beneficiando da participação de Emíle David* no seu ajardinamento. Ladeado por uma Alameda de Palmeiras, alberga uma série de elementos arquitectónicos de grande valor: um chafariz em granito, a poente, proveniente do antigo Convento de S. Francisco; dois Obeliscos de Nasoni, oriundos da Quinta da Prelada; um pequeno 'chalet romântico', construído em 1874, antes do acabamento do Jardim, um coreto onde se realizam, pontualmente, concertos filarmónicos. Por fim, destacam-se os sanitários públicos, construídos em 1910, decorados com azulejos Arte Nova e loiças inglesas.
fotografia: ms

fotografia: ms

fotografia: ms

fotografia: ms

fotografia: ms

fotografia: google

fotografia: google

fotografia: google

fotografia: ms


fotografia: ms


Émile David (Berlim, 1839 - Porto, 1873), também referenciado como Emílio David, foi um arquitecto paisagista, autor do desenho de grande parte dos jardins da cidade do Porto, na segunda metade do século XIX.


Inicia o seu percurso na cidade do Porto em 1864, ano em que foi convidado para o planeamento e a direção dos jardins do Palácio de Cristal, cargo que ocupa até 1869. É durante este mandato, em 1865, que executa em paralelo os planos para o Jardim da Cordoaria e para o Jardim do Passeio Alegre. Entre 1869 e 1870 assume a direção do Horto das Virtudes com José Marques Loureiro. Após este período abre um gabinete próprio junto à Rua de Santa Catarina, onde projecta jardins — sobretudo para residências privadas — e se dedica ao comércio de plantas, sobretudo exóticas.












2 comentários:

João Menéres disse...

É um dos jardins do top do Porto !

Manuela Freitas disse...

É realmente um jardim bonito, tão perto do rio e do mar. Muito agradável mesmo!