A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




terça-feira, 20 de março de 2012

Conspiração dentro de casa

E se o seu frigorífico informasse a Mossad que você faz jejum no Ramadão e a sua dentadura alertasse os serviços secretos iranianos de que só come produtos "kosher"? O Admirável Mundo Novo, o de Huxley e o de Orwell juntos, demorou mais uns anos que o previsto mas parece que finalmente está aí, à nossa porta.
O "Público online", que dá a notícia, chama-lhe Internet das Coisas, anunciando "um mundo em que os electrodomésticos que usamos, as roupas que vestimos, os talheres com que comemos e tudo o resto (...) pode ser localizado, monitorizado e controlado" para passar a espiar-nos.
O director da CIA, David Petraeus, não esconde o entusiasmo: "Na prática, estas tecnologias [designadamente o "cloud computing" ] podem levar a uma rápida integração de dados de sociedades fechadas e permitir uma constante monitorização de praticamente qualquer coisa (...) Os dados estão em todo o lado. Todo e qualquer byte revela informação sobre localização, hábitos e, por extrapolação, intenções e prováveis comportamentos".
Aconselha a prudência que levemos a sério a lei de Murphy segundo a qual, se uma desgraça pode acontecer, o mais certo é que aconteça. Mas até para quem, como eu, já desconfiava da câmara que veio com o computador e do aparelho de TV, é duro ter que passar a olhar de soslaio para a própria roupa interior. É melhor nem imaginar o que a nossa roupa interior terá a dizer sobre nós ao general Petraeus.

Manuel António Pina - JN- 20.03.2012

5 comentários:

chica disse...

rsss...É melhor realmente nem pensar...Senão....Tantas coisas,não? beijos, linda primavera pra ti por aí!chica

Lilá(s) disse...

Realmente! que mais nos irá acontecer...
Bjs

jurisdrops disse...

Nossa, Manuela, teletelas nas roupas íntimas, nisso eu nunca havia pensado!! Dá até medo...
Beijos

Socorro Melo disse...

Oi, Manu!

Fico tão feliz com as suas visitas, obrigada, querida!

Com relação ao seu texto, pode crer, estamos caminhando pra isso. Infelizmente, privacidade, é tudo que não teremos. Faço minhas as palavras da Maria Teresa: Dá até medo!

Beijos
Socorro Melo

Brown Eyes disse...

ahahahah Amedronta mas até dá vontade de rir. Porquê? O povo fartou-se de lutar contra as ditaduras mas afinal agora é que ele não tem liberdade nenhuma. Tudo o que faz ´pode ser espiado.
Nada me admira já. Beijinhos