«Através da violência pode matar um assassino, mas não o assassinato.

Através da violência pode matar um mentiroso, mas não a mentira.

Através da violência pode matar uma pessoa odiosa, mas não o ódio.

A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

JULIAN ASSANGE – WIKILEAKS – FIGURA DO ANO 2010


O australiano Julian Assange, aos 13 anos, recebeu da mãe um computador e nunca mais largou o mundo da informática. Com apenas 15 anos, em Berlim Ocidental conheceu e juntou-se a um grupo de hackers. Este grupo conseguiu violar os sistemas de segurança militar norte-americanos e vendeu os segredos ao KGB.



Regressou à Austrália e foi preso por 30 crimes informáticos. A vida foi muito complicada para Assange, até que rebentou a «bomba», a divulgação de documentos secretos, no seu site Wikileaks, que se iniciou com 390 mil documentos sobre a guerra no Iraque e a partir daí outros surgiram e outros vão surgir. Em Portugal trouxe à discussão os voos da CIA e presentemente o presidente do BCP é acusado de ter dado informações aos norte-americanos sobre o Irão.


O alvo preferencial de Assange são os Estados Unidos, mas as implicações são mundiais e a quem serve Assange? As especulações são muitas e é um tema de debate a nível mundial, por isso ele foi considerado a figura internacional de 2010. Assange/Wikileaks é visto, como o terceiro maior ataque à América, depois dos atentados de 2001 e da crise financeira de 2008.


Assange desde os 15 anos vive com a recordação do destino trágico do seu amigo Karl Koch em 1989 e acossado entregou-se às autoridades inglesas, entretanto o caso evoluíu e vai dar muito que falar em 2011.

8 comentários:

Malu disse...

Manú, está aí... há pessoas que se tornam conhecidas pelo bem que fez ou faz à HUMANIDADE... outras, bem... pelo que faz de não tão bem assim.
Um homem tão inteligente e sagas, mas que pouco se preocupa com o MUNDO a não ser o dele próprio.

Mas, é NATAL... vamos aquecer nossos corações de muito AMOR, PAZ e HARMONIA.
Beijinhos, amiga

BLOG DO PROFEX disse...

Manu, a nova guerra-fria invadiu a Net. E digo essa Net que conhecemos. Na verdade o garoto conhece as outras entradas e saídas da rede. A internet não é só essa que conhecemos. Existem outros canais fechados. Quando conhecemos a NET as grandes nações usavam-na em segredo e devem ter suas redes ativas que não conhecemos. O caso do wikileaks ganhou esta dimensão por que estão sendo devassados também esses outros canais.
Boa postagem. Um grande Abraço!

Jorge disse...

JLIAN ASSANGE através dos seus conhecimentos informáticos provocou um verdadeiro terramoto na segurança de serviços secretos, que certamente irá ter mais réplicas...
Abrs
J

Sandra Botelho disse...

Olha amiga e acho que o governo ainda vai imputar a ele muitos crimes, mas será que ele realmente os cometeu ou é uma maneira de calá-lo?
Bjos achocolatados e tenha uma linda semana

Maria disse...

E quem foi Karl Koch?
Sou distraída ou ignorante, LOL...
Um beijo, Manuela.

Manuela Freitas disse...

Maria, o Karl Koch, era o chefe do grupo dos hackers alemães e apareceu morto, regado com gasolina, este acontecimento foi registado cinematograficamente, mas não sei o título do filme.
Beijos,
Manuela

António Rosa disse...

Manuela,

Engraçado como hoje comecei a preparar um post astrológico sobre Julian Assange, para o publicar depois do Natal.

Figura controversa, não é?

Aproveito a oportunidade de recordar que a entrevista coletiva à amiga Astrid Annabelle, do «Navegante do Infinito» é já no dia 16, quinta-feira. Fica aqui o convite para ir ler a resposta dela à sua pergunta. No 'Cova do Urso'.

Grande abraço

António

Pedrasnuas disse...

É UMA GRANDE CONFUSÃO...E NINGUÉM SABE ONDE COMEÇA A VERDADE E TERMINA...O QUE SE SABE É QUE JULIAN ASSANGE É UM GRANDE ENGENHOCA ...PORQUE TEM ACESSO A REDES ALTAMENTE SECRETAS QUE O RESTO DO MUNDO NÃO TEM...E APARENTEMENTE ANDA A COLOCAR NA BOCA DO MUNDO TUDO O QUE SE PASSA ...E PORQUÊ? A QUE PROPÓSITO?
SÃO INFORMAÇÕES VERDADEIRAS,SÃO FALSAS? PORQUE FAZ ESTE TIPO DE ESPIONAGEM?! O QUE GANHA COM ISTO?

BEIJINHOS MANUELA