A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




sexta-feira, 29 de julho de 2011

FEIRA MEDIEVAL EM TERRA DE SANTA MARIA...

OS ACTOS, OS FACTOS E AS PERSONAGENS PRINCIPAIS QUE AJUDARAM À AFIRMAÇÃO DO PODER RÉGIO E SOBERANO DE D. AFONSO HENRIQUES E À CONCRETIZAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL, RECONHECIDOS POR TODO O MUNDO CRISTÃO, SÃO O MOTE PARA A RECRIAÇÃO HISTÓRICA DE MAIS UMA EDIÇÃO DA VIAGEM MEDIEVAL EM TERRA DE SANTA MARIA.




Toda a cidade fica mobilizada em trabalhos e participações (associações, centros, clubes, escolas, grupos, ranchos e outros) para recriar todos os anos mais uma Feira Medieval, preparando-se para receber muitos forasteiros.

As zonas temáticas são variadas: acampamento mouro, aldeia, arraial, banhos públicos (pulverização às pernas, repouso e chá), bosque dos saltimbancos, castelo, feira franca, fortim templário, lago dos feitiços (tarot e leitura das mãos), mouras encantadas, liça, espaço de exposições dedicado ao rei, praça da vila, sentir do guerreiro, subida às ameias, sukh (um autêntico mercado árabe).

33 grupos de animação nacionais e internacionais actuam em diferentes locais do recinto e por volta das 23 horas o grande espectáculo com o dragão lançando fogo que desce do Castelo até à igreja (impossível fotografar com tantos forasteiros que ontem ocorreram à inauguração do evento).

As crianças podem experimentar armas simuladas, passear de carroça ou de cavalo, fazer jogos alusivos, pinturas faciais e têm também workshops de percussão, teatro e dança!

Outras actividades para todos assistirem: lutas de gladiadores, tiro à lança, com catapulta e com besta, lançamento da ferradura e corrida de barrote.

Grandes espaços campais para comer em mesas corridas. O que se come? Pão caseiro, com pernil, fêvera de porco, presunto, mas também chouriço assado, melão com presunto e papas de sarrabulho…
O que se bebe? Canecas de vinho, cerveja, sangria, sumo…

Depois não faltam doces diversificados…de difícil escolha…eu comi tiras de carpinteiro, doce antigo da região de Oliveira de Azeméis.

Organização óptima: 5 estrelas!!!!


11 comentários:

Anónimo disse...

Manú!

Imaginei e fiquei com água na boca com tantas delícias.Os doces portugueses são maravilhosos!

Um beijo e ótimo fim de semana!

Sandra Gonçalves disse...

Cada vez que venho aqui , me admiro mais com tanta coisa legl que vc divide com todos nós.
Coisa linda e interessante.Bjos achocolatados

Artes e escritas disse...

Ah! estou longe e não posso ir. Divirta-se por mim. Um abraço, Yayá.

www.amsk.org.br disse...

Manuela, a festa sempre acontece em julho? E quem é o comitê de organização? Lindo, quem sabe pro ano que vem.

5 bjs das cozinheiras

Laura disse...

Manú...as feiras medievais são lindas, mas aqui, já cansei (em Braga) quando há nem vou lá..sempre a mesmissima coisa só para fazer euros... já parecem os soldados do Sherif para nos levarem os soldos...

Vai ler o poema tão sensual que o javi me enviou...ena que vaidade...

beijitos.

mfc disse...

Vale a pena visitar estas feiras/verdade.
Somos sempre surpreendidos!

Sandra Ribeiro disse...

Seu blog é uma aula de cultura e bom gosto!!!

Astrid Annabelle disse...

Olá Manú! Acabei de me lembrar da Feira Medieval em Trancoso..foi isso mesmo. Participei de tudo, me deliciei com as comidas e os doces! Pronto...já deu saudade!
Lindo post.
*Em Braga eu vi a festa de São João e outras na região do Gerês, só que eu estava de passagem.*

Um beijo grande e não fique brava comigo, mas ando com pouquíssimo tempo disponível para visitar os amigos. O próximo post do Navegante falará de Óbidos e terá um link para cá...afinal foi você que me enviou, lembra?
Astrid Annabelle

Beth/Lilás disse...

Uau, demais esse evento, gostaria de estar lá!
Tenho uma certa atração pelas coisas da era medieval, peças decorativas, música, pintura, aquela coisa toda de reis, castelos, masmorra, armaduras.
haha
Muito giro esta feira, adorei!
bjs cariocas

Manuela Freitas disse...

Às 5 cozinheiras,
A festa sempre acontece em Julho. A organização é da Câmara Municipal e do seu pelouro da cultura, com a adesão de vários patrocinadores. Poderão ver com maior detalhe todos os pormenores no site:http://www.viagemmedieval.com/index.php, porque eu apenas faço uma superficial abordagem.
Realizam-se pelo país diversas feiras medievais, não vou fazer uma avaliação, porque nem conheço todas, mas esta tem para mim uma particular atracção.
5 beijinhos a dobrar...
Manuela

www.amsk.org.br disse...

Obrigada Manuela, vou ver se consigo mais informação.

5 bjs, dobrados também