A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




segunda-feira, 25 de julho de 2011

FOME....BLOGAGEM COLECTIVA

PROPOSTA DO BLOGUE: 
por um mundo sem fome - um convite à utopia

AS DESIGUALDADES EM TODO O MUNDO SÃO CADA VEZ MAIORES!





(Visionamento não aconselhável a pessoas impressionáveis!)

O ESBANJAMENTO DE RECURSOS NOS PAÍSES MAIS RICOS ESTÁ A CONDUZIR A HUMANIDADE PARA A SUA PRÓPRIA EXTINÇÃO!




Pensar que a fome pode acabar no mundo é uma utopia? Poderá ser enquanto os interesses tiverem mais valor que  o ser humano! Quem usufrui de um teto, de alimento, do conforto necessário para viver…sente de modo profundo essa assimetria, abre a janela do excesso e vê o absurdo…abre a janela da precariedade e vê o absurda …Parece tão complicado… mas pode ser fácil…tira-se aqui e coloca-se ali…como fazemos quando carregamos algo e distribuímos de forma equilibrada o peso pelas duas mãos…e assim caminhamos mais confortáveis…as pessoas espontaneamente têm esse raciocínio…não é uma utopia…Senhores deste mundo que põem e dispõem…se é possível unirem-se para uma guerra…esta também é uma guerra, é uma guerra pelos direitos mais básicos, pela dignificação do ser humano…EU ACREDITO NA REALIDADE DESTA UTOPIA…

Utopia é um termo inventado por Thomas More que serviu de título a uma de suas obras (1516). More decidiu escrever sobre um lugar novo e puro onde existiria uma sociedade perfeita. A utopia consiste na ideia de idealizar não apenas um lugar, mas uma vida, um futuro, ou qualquer outro tipo de coisa, numa visão fantasiosa e normalmente contrária ao mundo real. No tempo de More quantas coisas que existem hoje não seriam utopias? O ideal nunca será atingido, mas um movimento evolucionista da sociedade deve ser sempre uma força de energia que se vai buscar aos utópicos!

8 comentários:

Zélia Guardiano disse...

Magnífica postgem, querida Manuela!
Matéria excelente para profunda reflexão.
Que tristeza saber de tantos a morrer de fome, enquanto outros promovem verdadeiras orgias consumistas... Ai!
Abraço, amiga!

Bia Jubiart disse...

Manú, ano passado fiz uma longa viagem de carro, pelo nordeste brasileiro, vi pouquíssima pessoas obesas... Atualmente já estamos melhor, a renda per capita aumentou, não existe mais tantos brasileiros passando fome.

Uma ótima semana p/ vc!

Beijoooooooooo

www.amsk.org.br disse...

Manuela, é bom tê-la nessa jornada, louca e utópica. Por aqui somos todas, tanto loucas quanto utópicas. 5 bjs, carregados de carinho.

mfc disse...

Um post necessário!
É preciso alertar as pessoas para o erro colossal que despreocupada e alegremente estamos a cometer!

Misturação - Ana Karla disse...

Uma reflexão a fundo.
Que os mais privilegiados tomem ciência dessa tristeza e parem com essa esnobação alimentar.
Boa semana
Xeros

Me disse...

saio daqui emocionada...
beijos Manu querida!!!
ótima semana pra ti!

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Uma verdade dura!
Beijos! Muuuuitos!

By Me disse...

É urgente acabar com a fome e a miséria...a consciência dos que permitem isto...é criminosa...isto chama-se assassinar...isto chama-se limpeza étnica e não se pode permitir...se os povos levantam voz pelos seus direitos, aqui está uma boa causa para nos mobilizarmos...
Não é utopia...é ajudar quem nada tem...Que a distribuição de riqueza seja mais organizada e mais justa...Se existe inferno é lá que devem estar os donos do mundo...pois merecem o castigo!!!

Beijinhos querida Manú