A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




sexta-feira, 22 de julho de 2011

O QUE VAI POR AQUI.... E POR AÍ...

Leio o jornal, conectada com a Antena 2, que dispersa pelo ar música barroca. Agradável para escrever. Apetece-me escrever e nem sei sobre quê, por isso vou desfolhando o jornal de trás para a frente, sei lá a razão… é um hábito antigo!
Ena… um cidadão completamente desconhecido, ajudante de cozinha, virou assunto do dia com o seu skate! Do facebook para o you tube, o vídeo já foi visto um milhão de vezes! Assim se salta para a fama, tendo a coragem de descer uma estrada com grande inclinação, dizendo: «Puto, o medo é uma coisa que a mim não me assiste», depois acabou por se estatelar no meio da erva! Grande feito!
Mas porque é que temos que gramar na estação televisiva estatal, tourada a torto e a direito? Deixem os touros em paz!  Pertenço ao grupo dos que abominam as touradas!
Ah… gostei do meu signo: «A sua casa está iluminada e deve aproveitar os momentos com os seus». Só? Mas que parcas palavras! Claro que tenho pago a conta da electricidade…com os meus sempre estou, mas que raio estão a insinuar?
Desporto, apetece-me pular…mas saltam-me os nomes das nossas vedetas do esférico…Cristiano Ronaldo…Villas-Boas…e o Dragão promete! Não sou assim uma dragona…mas também não deixo de ser…mas futebóis nem me dão alegrias, nem tristezas!
Seguem-se os livros e entre eles uma antologia do poeta Manoel de Barros, quero comprar! Barros diz: «a poesia é uma espécie de inutilidade útil»! Ou «o que é bom para a poesia é bom para o lixo» e também «tudo que não invento é falso»! Estou completamente siderada para comprar o livro, gosto deste espírito rebelde! É um peso pesado a custar aí c. de 30 euros! Tem que ser!
Na página dos espectáculos saltam os festivais a decorrer por todo o país (jazz, clássica, rock, world…)! Papás têm que abrir os cordões à bolsa e mastigar um «padre-nosso», para que tudo corra bem…não haja muita bebida, nem droga, nem pé no acelerador…
Ah em Setembro a Casa da Música ataca com as óperas de Wagner…alucinante e brutal!?...
Economia…isto está mau!...
EUROPA DÁ-NOS O DOBRO DO TEMPO PARA PAGAR E BAIXA PREÇO DO DINHEIRO…






jn-porto


Se nos jornais diminuíram substancialmente as páginas de cultura, aumentaram as páginas dos vips…leio os títulos…e sorrio ao ler que o futebolista David Beckham fez um «risoto» para a família e colocou o feito no twiter…aiiiiiiiii…estou mesmo a ver o menino a cozinhar…e isto é tão importante para o mundo! Como as pessoas gostam de ser ridículas!
De repente leio: «Doença afasta Tonia Carrero» …com 89 anos, recolhe-se na sua casa, não recebe amigos e raramente atende telefones. Excelente actriz… como o tempo passa! Há muito que não vejo telenovelas, mas cheguei a ver qualquer coisa pelo trabalho dos actores.
Al-Qaeda seduz jovens com filmes e Disney serviu de inspiração à organização terrorista! E isso não é contra o Corão?
Na África do Sul, a violência aumentou 60% desde 2004! A maior parte dos casos é por xenofobia contra emigrantes e tem a conivência da Polícia! O relatório concluiu mesmo que a polícia é um factor de desestabilização! A polícia tomou conta do país, só pode… não há quem mande!!
Nos casos do dia, vai de mal a pior…e passa muito pelo caricato e absurdo, pelo violento e cruel! Num hospital foi descoberta uma câmara atrás da sanita na casa de banho dos funcionários! Todos os funcionários estão sob suspeita! Ainda há espírito para a malandrice!
Depois… associação pede ajuda para alimentar pessoas carenciadas…tempos amargos para muitos! Como sempre roubos e mais roubos: roubo de carrinha de valores a tiro… E o que se tornou habitual…um homem disparou cinco chumbos na cabeça de mulher…mãe e filha fizeram fortuna com bruxaria…agrediu a mulher à frente do neto…guerra entre clãs do tráfico no Bairro do Aleixo (maior supermercado de droga no Porto) leva 42 a tribunal…tiros, facadas e batalhas campais…um «farwest»!...
Aumentos…aumentos…e uma senhora diz: «reclamar para quê?» Neste caso são os aumentos dos transportes! A CP, Carris, STCP, Metro do Porto, TAP…tiveram em conjunto prejuízos de 680, 2 milhões de euros!

Última notícia chega pelo rádio…atentado à bomba na Noruega…cidade num caos! Causas ainda por apurar!

COMO ESTE MUNDO ANDA A FICAR UM SÍTIO PERIGOSO, VIOLENTO E ABSURDO PARA VIVER!...


Se conseguiu ler até ao final...só me resta dizer...

BOM FIM-DE-SEMANA!!!!!

12 comentários:

mfc disse...

Por acaso... li até ao fim!
um grande... grande fim de semana!

www.amsk.org.br disse...

Também cheguei até o fim, só nos resta dizer. Continue sendo quem você é. Muitos bjs

MeandYou disse...

Pois é, amiga Manú, é tanta confusão neste planetinha. Quem dera já tivessem descoberto um outro planeta habitável por aí, pois eu guardaria todo o meu dinheiro para comprar uma passagem só de ida para lá.
Bom final de semana, querida!
bjs cariocas

Unknown disse...

As notícias que encontramos e as que fazem para o público que as mastiga sem as devorar.

Coisas de nada que se agigantam e que são apenas diversões para desviar as pessoas do fundamental.

Anónimo disse...

Manú!
Também costumo ler o jornal de trás prá frente...
Manoel de Barros é um dos poetas que amo de paixão!
E fizeram um filme documentário sobre a vida dele::Só dez por cento é mentira", se achares por aí, vale assitires!!!
E me despeço com estas palavras dele:
"Os rios começam a dormir pela orla, vaga-lumes driblam a treva. Meu olho ganhou dejetos, vou nascendo do meu vazio, só narro meus nascimentos."

Um beijo e ótimo final d semana!

Unknown disse...

Uma resenha simples, mas direta da atualidade.

Beijo.

manuela baptista disse...

li até ao fim :))

prefiro Wagner

a violência existe mesmo no seio de um país pacífico, onde os ministros não têm protecção policial

é o ovo da serpente

um beijo e bom fim de semana

manuela

Lilá(s) disse...

Li até ao fim, e chego á conclusão que o melhor é ir de férias...e para bem longe...faz como eu.
Bjs

Sandra Gonçalves disse...

É amiga, o mundo anda de uma forma que temos que ter medo.
Cuidado com tanta maldade e corrupção.Bjos achocolatados

Penélope disse...

Manu, às vezes acho a VIDA inabitável dentro de nós mesmos... mas o que há de se fazer se é esta VIDA e seus acontecimentos que nos resta para viver.
Estava conversando com o Pê, sobre as notícias ainda hoje o quanto são torpe, às vezes e fazem os jornalistas, ou melhor, os grandes donos dos jornais, ganharem fortunas em noticiar pouquíssimas coisas boas e um amontoado de desgraças...
Abraços e excelente domingo, amiga!!!

ValeriaC disse...

Oh minha querida, foi interessante de ler até o fim...também gosto de ler o jornal de trás para a frente...bom...diante e apesar das notícias melhor é te desejar um bom domingo e que sua semana seja muito feliz querida, apesar de tudo...beijinhos
Valéria

Anónimo disse...

Manú!
A cada dia a violência toma conta do planeta.Ainda bem que a poesia existe!

Um beijo e ótimo início de semana!