Uma espécie de democracia
Como a generalidade dos portugueses, o leitor não fará provavelmente a mínima ideia de quem seja o sr. Oli Rehn. Devia fazer porque o sr. Oli Rehn é comissário europeu dos Assuntos Económicos e extraordinário ventríloquo, conseguindo, de Bruxelas, colocar a voz em Portugal através do actual Governo (ou de qualquer outro). De facto, quando o dr. Teixeira dos Santos ou o primeiro-ministro anunciam "medidas" limitam-se a mexer os lábios; quem realmente fala é o sr. Oli Rehn.
A coisa funciona em "mise en abîme" pois a Comissão Europeia e o sr. Oli Renh também só mexem os lábios; quem fala quando eles falam é, por sua vez, a voz dos "mercados", ou seja, da banca e da usura.
O leitor (e eleitor) estará convencido de que elegeu um Governo e um Programa de Governo. Desiluda-se, elegeu feitores. Da banca, dos "mercados", da UE e, por fim, do sr. Oli Rehn - que anunciou no dia 28, em Bruxelas, que "Portugal preparará (...) reformas estruturais no mercado de trabalho" - e do sr. Didier Reynders, ministro das Finanças da Bélgica que, "em nome de Portugal", assegurou que o Governo que o leitor elegeu irá fazer "reformas nos sectores da saúde e transportes, tal como uma reforma do quadro orçamental". E, se eles o asseguraram, não tenha o leitor dúvidas de que o Governo cumprirá, independentemente do que estiver no Programa de Governo.
Consta que Portugal é um Estado soberano. E uma democracia
Fonte: JN (Jornal de Notícias) Porto
17 comentários:
Manuela,
O que Manuel António Pina diz não é novidade nenhuma, mas pelos vistos ainda há por aí muita gente que age como se tudo aqui se decidisse...
Marionetas no palco da vida, é o que parecemos ser...
Beijo :)
Nossa, que horror!
Ser governado por feitores? Ah, amiga, disso a gente aqui no Brasil já entende bem! Mas, como já dizia meu avô: "não há mal que sempre dure e não há bem que não se acabe". Será mesmo?
Bj
Conhecendo mais um pouco da história contigo, Manu.
Tenha um excelente dia.
Bjs no coração!
Nilce
Sou um leitor e admirador assíduo das suas crónicas "POR OUTRS PALAVRAS" publicadas no JN.
Um acaso feliz fez com que passasse por aqui.
Atrevo-me a fazer um comentário:
Nada mais transparente. A oposição assim não tem de que se queixar.
Abr
J
sinto-me em termos de política, como quem entra num castelo de espelhos. bjs querida
O que acontece a quem aceita receber donativos? Fica na mão de quem os dá não? Foi o que nos aconteceu. Venderam-se por uns tostões que eles receberam e que nós vamos pagar. A escravidão não foi abolida apenas mudou a cor dos escravos.
Beijinhos
Manuela, vim conhecer seu espaço já que participaremos do 2° Amigo Secreto do Natal. E aproveito para me inteirar um pouco mais sobre a história! Ventríloquos sempre existirão na política! Voltarei mais vezes. Bjks
Manu, passando pra deixar-te um beijo, e sempre aprendo um pouquinho...
=)
Amiga...Não entendo muito de politica...mas acho um mundo muito sujo esse.
Bjos achocolatados
A democracia é apenas a substituição de alguns corruptos por muitos incompetentes ...
Beijinho.
Há muito tempo que leio Manuel Pina.
Uma noite serena.
NÃO CONHECIA O DITO SENHOR MAS SEI QUE TUDO É DECIDIDO NO EXTERIOR E ULTIMAMENTE OS POLÍTICOS CONFESSAM-NO ABERTAMENTE...NEM É PRECISO LEGENDA EM RODAPÉ...ESTAMOS NAS MÃOS DELES...
E O AC TEM RAZÃO, SOMOS MARIONETAS.
BEIJINHOS
Será que entendi bem? A grande reforma anunciada em Bruxelas consiste em aproveitar as "potencialidades" da legislação actual? Se constava no orçamento de Estado para 2011, haveria de ser de conhecimento público e não anunciada como uma grande novidade! Isto parece coisa de Engenheiro! (rs*) Boa semana!
Entendemos bem desse assunto aqui no Brasil.É fazer a vontade de uma minoria e cortar verbas da educação e da saúde...
Manuela,
realmente vivemos "uma espécie de democracia", e não uma democracia!
Beijinhos,
Ana Martins
Ó miga, eu já na sei o que consta, o que consto é diferente do que leio, logo, constamos todos que vivemos numa farsa ensaiada pelos Paises mais abonados e o resto é treta.
beijinhos
laura
Manú, queridona!
Se quiseres saber mais sobre o beija flor, dê um pulinho lá no blog.
bjs cariocas
Enviar um comentário