«Através da violência pode matar um assassino, mas não o assassinato.

Através da violência pode matar um mentiroso, mas não a mentira.

Através da violência pode matar uma pessoa odiosa, mas não o ódio.

A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




sábado, 26 de junho de 2010

LEITURAS DE VERÃO

EM CASA RELEIO ALGUNS LIVROS E LEIO MUITA COISA PELA INTERNET, MAS QUANDO SAIO GOSTO DE LEVAR UM LIVRO COMIGO. APOSTEI NA LITERATURA AFRICANA EM LÍNGUA PORTUGUESA. CONHEÇO POUCO, A NÃO SER, TEIXEIRA DE SOUSA, LUANDINO VIEIRA, PEPETELA E MIA COUTO. ESTES LIVROS SAÍAM COM UMA REVISTA A 1 EURO, SÓ NÃO LÊ QUEM NÃO QUER!




ESTE FOI OFERECIDO COM DEDICATÓRIA DO AUTOR, FOI UM LIVRO QUE FEZ FUROR. NOVA LITERATURA PORTUGUESA, QUE TAMBÉM ME DESPERTA A ATENÇÃO.


AQUISIÇÃO NA FEIRA DO LIVRO, HÁ UNS TEMPOS QUE NÃO LEIO LITERATURA BRASILEIRA, MACHADO DE ASSIS NUNCA LI, ENCONTREI ESTE, MAS TAMBÉM PODIA SER D. CASMURRO OU O VEREDAS DE GUIMARÃES ROSA. LIVROS QUE TAMBÉM QUERO LER. LI MUITO JORGE AMADO, ERICO VERÍSSIMO, UBALDO RIBEIRO, LÍGIA FAGUNDES-TELLES, CLARICE LISPECTOR, MÁRIO QUINTANA E A POESIA DE VINICIUS DE MORAES, CECÍLIA MEIRELES, DRUMMOND, MANUEL BANDEIRA E NÃO ME LEMBRO DE MAIS!..PAULO COELHO NÃO GOSTO, SEM NUNCA TER LIDO UM LIVRO DELE!!!!! RECENTEMENTE ENVIARAM-ME UM DE GILBRAN LEMOS E GOSTEI BASTANTE.

12 comentários:

Maria José disse...

Que bom que você me achou nesse mundo virtual, pois assim pude conhecer o seu espaço, que muito me agradou. Obrigada pela visita. Gostei do seu blog e de seus posts. Livros são vida. Beijos e ótimo fds.

Eliana Pessoa disse...

Nossa que beleza quantos livros já leu ,adoro ler passo horas entretida com a leitura ,ainda mais agora que minhas noites tem várias madrugadas porque meu sono sumiu!!!

Mari disse...

Olá, vi seu comentário na última postagem da Glorinha, e gostei muito.
Sempre que puder vou te visitar.

Que boa a idéia de leitura de verão. Estou de férias e terminando alguns livros de cá também. Anotarei suas dicas!

Até! :)))

manuel marques disse...

Os livros têm os mesmos inimigos que o homem: o fogo, a humidade, os bichos, o tempo e o próprio conteúdo .

Bom proveito ,a leitura engrandece a alma .

Beijinho.

as-nunes disse...

Manuela de Freitas

Acabou há umas horas o "Mundialito de Futebol de 7" organizado em Vila Real de Sto. António. Foi uma semana de canseira mas que valeu a pena pelo excelente convívio desportivo e de anizade que se proporcionou netre os miúdos dos 9 aos 12 anos e os respectivos pais e alguns avós. Correu tudo muito bem.

Hoje, de manhã, andei pela Feira das Velharias, em Monte Gordo
e acabei por comprar dois livros por 1 Euro cada um: "Terra Lusa" - livro de leitura para o 1º ciclo liceal, edição de 1949 e "Júlio Dantas", Uma Vida, Uma obra, uma época, ed. de 1963. No meio das folhas amarelecidas e gastas do primeiro, lá estava espalmada uma folha de amor-perfeito; quantos anos terá essa folha? Será de 1949?

Concordo que dar tempo ao tempo e, de vez em quando, fazer umas sortidas por leituras que não sejam as que estão mais na moda. Por meu turno, tenho andado ultimamente à procura de tudo que me proporcione pistas sobre Acácio de Paiva, poeta Leiriense (ainda de família) séc. XIX/XX. Quero ver se consigo coligir elementos suficientes para se escrever um livrinho em sua homenagem ainda este ano.

Um grane abraço. Boas férias.
António ´

Chica disse...

Quantos achados bons,heim?Ler é legal sempre!beijos,lindo fim de semana,chica

Sandra Botelho disse...

Que delicia estou podendo partilhar do bom gosto literário da minha amiga.
obrigado querida por partilhar. Bjos mais que achocolatados

alfa disse...

Ligth, passei aqui...acabei a concluir que tb não conheço muitos, Mia couto adoro, aquela permanente invenção de palavras novas é maravilhosa. Vou procurar alguns deles. Obrigada pela dica. BJSSSS e uma boa semana para si.

Ana Paula Sena disse...

Boas sugestões, Manuela.
De facto, só não lê quem não quer, ainda que os livros tenham actualmente, em geral, um preço demasiado elevado. Refiro-me sobretudo a quando acontece procurar-se alguma coisa mais específica. Aí, há sempre um momento de grandes dilemas, para mim, pois gasto demais em livros.
E sou daquelas pessoas que raramente sai de casa sem levar pelo menos um livrinho atrás :)

Beijinho grande, bom fim-de-semana.

Luma Rosa disse...

Muito bom gosto! Também não leio Paulo Coelho, apesar de ter lido alguma coisa para 'ver' o que ele tem de mais. Já dava umas sapiadas nas colunas do jornal "O Globo", mas definitivamente parece livro de auto ajuda, sei lá! Fiz descaso da sua "obra" e não entendo como os franceses adotam na escola, vai ver para amansar os garotos! (rs*)

Agualusa!! Amo de paixão! Boas leituras! Beijus,

Flor disse...

A Literatura Brasileira é lotada de muitos autores interessantes. Não podes nao gostar do que nao leu: Paulo Coelho por exemplo, li, gosto, tem alguns livros interessantes, outros nem tanto, se for ler, experimente As Margens do Rio Piedra sentei e chorei...
Autor ótimo, todos os livros do Erico Veríssimo, vi que ja leu e gostou, Machado de Assis, nao gosto muito, me cansa...
Leia São Bernardo - Guimaraes Rosa, acho; os livros do José Mauro de Vasconcelos, se gosta de livros ternos, e um que nao é brasileiro, mas maravilhoso, nao sei se ja leu é Negras Raízes.
Vou ver se acho estes da Africa que voce comentou...
Abração

Glorinha L de Lion disse...

Oi Manu, tu me emprestas alguns? Ando com vontade de ler os escritores africanos de língua portuguesa, ainda não os li, mas pretendo...andas a passear bastante ein amiga? e que lindo lugar Viana do Castelo. Ando louca pra voltar a Portugal e visitar os Açores, terra de minha avó. Sabes algo sobre a ilha Terceira?
Beijos.