A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




segunda-feira, 21 de junho de 2010

UM DIA PASSADO EM GUIMARÃES

A minha mãe nasceu em Guimarães, mas com meses veio para o Porto, no entanto estava sempre a querer ir até Guimarães. Ontem fomos passar o dia a Guimarães, cujo centro histórico é Património Mundial da Humanidade.
A cidade está historicamente associada à fundação da nacionalidade e identidade Portuguesa. Guimarães, entre outras povoações, antecede e prepara a fundação de Portugal, sendo conhecida como "O Berço da Nação Portuguesa". Aqui tiveram lugar em 1128 alguns dos principais acontecimentos políticos e militares, que levariam à independência e ao nascimento de uma nova Nação. Por esta razão, está inscrito numa das torres da antiga muralha da cidade "Aqui nasceu Portugal".
Mais informações AQUI












E do Centro histórico, imprescindível é ir de teleférico até à Penha.




A Penha, é um sítio muito verdejante, com uma vegetação diversificada e com grandes rochas encavalitadas, que nos espaços entre si, formam grutas. As grutas têm nomes e são locais bastante frescos. Com uma igreja, feita em 1947 pelo Arq- Marques da Silva, o local tem também carácter religioso.



6 comentários:

Unknown disse...

Espero que te tenhas divertido nessa linda cidade.

Beijo.

Anónimo disse...

manuela querida,
tenho grande vontade de conhecer Portugal, já tive algumas oportunidades, mas agora tenho um forte desejo mesmo. Então mais cedo ou mais tarde acho que tb vou estar passeando por essa linda terra.
Bjs.

Unknown disse...

Adoro a cidade de Guimarães, berço de Portugal, como gosto de lhe chamar. Quando vou até lá, é bom parar no centro histórico e imaginar como seria antes aquela cidade com as suas gentes, vestes, vivências, comércio e sentir que estou ali é sentir-me dentro da história do meu país...tocar as pedras, o chão as casas é uma sensação que gosto. bjs

chica disse...

Que lindo lugar e passeio!Legal!beijos,tudo de bom,chica

Duarte disse...

Que casualidade! Hoje dei uma charla colóquio sobre Portugal, num seminário das aulas de la Generalitat Valenciana, e, obviamente, falei de Guimarães.

Gosto imenso desta cidade, guarda com esmero as suas raízes no burgo. A Penha, o sito ideal para passear, descansar, respirar, hoje, sem fazer tantas curvas...

Boas fotografias, uma excelente reportagem da nossa origem...

Um grande abraço

Rozani disse...

Oi Manuela!
Que lugar lindo! Que vontade de conhecer Portugal,conhecer vários lugares da Europa.É um dos meus maiores sonhos.
Estava lendo o post sobre seu filho.Muito legal.Seu filho é lindo!
Bjs,Rozani