«Através da violência pode matar um assassino, mas não o assassinato.

Através da violência pode matar um mentiroso, mas não a mentira.

Através da violência pode matar uma pessoa odiosa, mas não o ódio.

A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




sexta-feira, 25 de junho de 2010

RESSACA DE S. JOÃO

Uma sonolência «estupidificante», é o que sinto!..A festa passou, que para mim foi mais um convívio necessário com a família. Sempre nos vamos distraindo uns aos outros, relativamente a um arrastamento de problemas, que todos têm, de maior ou menor grau, pela crise continuada que se vive, que afecta a todos: cursos que se tiram sem aplicação profissional, desemprego, empresas que foram à falência, contenção de despesas…
Apesar das festas, do futebol e de seja o que for com que as pessoas se envolvam, a crise é sempre aquela sombra que está presente!..
Além daquele permanente estado de espírito de desencanto, há sempre o contacto com o jornal e o arrepio de situações muito dramáticas.

Que absurdo mundo em que vivemos!?...
Ontem, ouvi na televisão que, o número de milionários em Portugal, tinha aumentado, mas estive a ler no jornal, uma notícia sobre algo, que eu posso intitular: REFLEXOS AGRAVADOS DE UMA CRISE CONTINUADA.


MAIS CARENCIADOS, MENOS DOAÇÕES

A AMI, segundo Ana Martins, directora do Departamento de Acção Social, não tem alimentos suficientes para satisfazer as necessidades crescentes. Os excedentes da Europa distribuídos pela Segurança Social também não são suficientes e diversificados, nem os que chegam através da sociedade civil. O número de solicitações aumentou bastante: uns vão buscar alimentos para confeccionar em casa, os sem abrigo têm que ter outro género de alimentos, porque quem dorme na rua, não tem onde fazer a comida.
A Legião da Boa Vontade, debate-se com os mesmos problemas, lutando com dificuldades para satisfazer os pedidos de géneros alimentícios e de satisfazer todos nas suas rondas nocturnas de entrega de refeições.
Também à Cruz Vermelha chegam muitos pedidos de ajuda. A Cruz Vermelha participou o ano passado na campanha «País Solidário», da qual faziam parte a EDP, Fundação Gulbenkian e vários bancos. Agora está a preparar a campanha «Portugal Inclusivo». As delegações que têm, espalhadas pelo país, vão preventivamente ajudar as famílias que estão em situação de maior vulnerabilidade, no sentido da auto-estima, incitando à vontade de trabalhar e evitando que as pessoas possam cair em depressão.
Num estudo social, as mulheres são as que mais acorrem a ajudas. No topo da lista dos carenciados estão os reformados com reformas muito baixas, os desempregados, em suma todos os que têm subsídios e apoios sociais muito baixos. A maior parte vive com familiares, têm baixa escolaridade e não tem formação profissional, mas já há muita solicitação da chamada classe média, que perdeu o emprego e tem empréstimos a pagar.
E qual é a perspectiva?


Não sendo catastrófica, mas realista e pelo que dizem os economistas a situação não vai melhorar, vai mesmo piorar!..

9 comentários:

Eliana Pessoa disse...

FESTA DE SÃO JOÃO É SEMPRE BOM MUITAS COMIDAS DELICIOSAS, MUITA MÚSICA AQUI É UMA ALEGRIA SÓ!!!
VEJO QUE POR AÍ TBM!
HOJE TEMOS FUTEBOL Ñ ASSISTO POIS Ñ GOSTO DE JOGO!
QUERIDA VIM DESEJAR UM DIA ESPECIAL PARA VC!
BJIM

Chica disse...

Esse mundo em que vivemos nos faz ver coisas que nunca gostaríamos de ver...beijos,chica

Glorinha L de Lion disse...

É Manu, vai piorar mesmo, e até aqui onde o presidente se gaba que a crise não chegou, todos dizem que é questão de tempo, tb chegará por estes lados...a bruaca da Dilma vai ter que segurar o rojão, por que pelo jeito, com o lulla com 85% de aprovação, vai conseguir elegê-la para voltar novamente, ele, o rei da cocada em 2014. Vamos esperar pra ver no que vai dar...beijos.

Elaine Barnes disse...

É amiga, esssas festas servem pra camuflar os olhos da gente. Enquanto nos distraímos com o nosso belo folclore e o patriotismo com nossa seleção o mundo continua enriquecendo que já tem e empobrecendo mais quem já nada tem. Montão de bjs e abraços

Sandra Botelho disse...

E não é só ai não amiga...Aqui é igualzinho...
Tal colonizadores tal colonizados rsrsr
Bjos achocolatados

manuel marques disse...

A miséria principia, quando temos empobrecido até de esperanças ,Portugal está moribundo.

Beijinho e bom fim de semana.

Eliana Pessoa disse...

OI MANÚ AQUI CHAMAMOS BATATA BAROA,BATATA SALSA OU MANDIOQUINHA
FICA UMA SOPA DELICIOSA!
PARABÉNS PELA AQUISIÇÃO DA BIMBY
VEJO SEMPRE AS AMIGAS PORTUGUESAS SE REFERINDO A ELA COMO UMA ESCELENTE MAQUINETA!
AQUI QUASE Ñ VEMOS ALEM DO MAIS CUSTA IGUAL UM CARRO POPULAR!KKKKKKKKKKKK
MAS QUEM SABE UM DIA COMPRO UMA!
BEIJO!BOM SABADO
(quando usar a bimby posta receitinha para eu ver)

Isadora disse...

Manuela que bom que pode aproveitar a festa ao lado de sua família, mas é triste ver o seu relato e como a crise tem afetado de maneira contundentes todos. Que nossos governantes sejam mais atentos e alertas aos problemas pelos quais as sociedades estão passando.
Um beijo e fique bem

MaFaR disse...

Cumpre-nos, como seres humanos esclarecidos, não aceitar compactuar com as desigualdades que se instalam a olhos vistos.

Bem haja por abordar esta problemática.