A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




sexta-feira, 25 de junho de 2010

RESSACA DE S. JOÃO

Uma sonolência «estupidificante», é o que sinto!..A festa passou, que para mim foi mais um convívio necessário com a família. Sempre nos vamos distraindo uns aos outros, relativamente a um arrastamento de problemas, que todos têm, de maior ou menor grau, pela crise continuada que se vive, que afecta a todos: cursos que se tiram sem aplicação profissional, desemprego, empresas que foram à falência, contenção de despesas…
Apesar das festas, do futebol e de seja o que for com que as pessoas se envolvam, a crise é sempre aquela sombra que está presente!..
Além daquele permanente estado de espírito de desencanto, há sempre o contacto com o jornal e o arrepio de situações muito dramáticas.

Que absurdo mundo em que vivemos!?...
Ontem, ouvi na televisão que, o número de milionários em Portugal, tinha aumentado, mas estive a ler no jornal, uma notícia sobre algo, que eu posso intitular: REFLEXOS AGRAVADOS DE UMA CRISE CONTINUADA.


MAIS CARENCIADOS, MENOS DOAÇÕES

A AMI, segundo Ana Martins, directora do Departamento de Acção Social, não tem alimentos suficientes para satisfazer as necessidades crescentes. Os excedentes da Europa distribuídos pela Segurança Social também não são suficientes e diversificados, nem os que chegam através da sociedade civil. O número de solicitações aumentou bastante: uns vão buscar alimentos para confeccionar em casa, os sem abrigo têm que ter outro género de alimentos, porque quem dorme na rua, não tem onde fazer a comida.
A Legião da Boa Vontade, debate-se com os mesmos problemas, lutando com dificuldades para satisfazer os pedidos de géneros alimentícios e de satisfazer todos nas suas rondas nocturnas de entrega de refeições.
Também à Cruz Vermelha chegam muitos pedidos de ajuda. A Cruz Vermelha participou o ano passado na campanha «País Solidário», da qual faziam parte a EDP, Fundação Gulbenkian e vários bancos. Agora está a preparar a campanha «Portugal Inclusivo». As delegações que têm, espalhadas pelo país, vão preventivamente ajudar as famílias que estão em situação de maior vulnerabilidade, no sentido da auto-estima, incitando à vontade de trabalhar e evitando que as pessoas possam cair em depressão.
Num estudo social, as mulheres são as que mais acorrem a ajudas. No topo da lista dos carenciados estão os reformados com reformas muito baixas, os desempregados, em suma todos os que têm subsídios e apoios sociais muito baixos. A maior parte vive com familiares, têm baixa escolaridade e não tem formação profissional, mas já há muita solicitação da chamada classe média, que perdeu o emprego e tem empréstimos a pagar.
E qual é a perspectiva?


Não sendo catastrófica, mas realista e pelo que dizem os economistas a situação não vai melhorar, vai mesmo piorar!..

9 comentários:

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

FESTA DE SÃO JOÃO É SEMPRE BOM MUITAS COMIDAS DELICIOSAS, MUITA MÚSICA AQUI É UMA ALEGRIA SÓ!!!
VEJO QUE POR AÍ TBM!
HOJE TEMOS FUTEBOL Ñ ASSISTO POIS Ñ GOSTO DE JOGO!
QUERIDA VIM DESEJAR UM DIA ESPECIAL PARA VC!
BJIM

chica disse...

Esse mundo em que vivemos nos faz ver coisas que nunca gostaríamos de ver...beijos,chica

Glorinha L de Lion disse...

É Manu, vai piorar mesmo, e até aqui onde o presidente se gaba que a crise não chegou, todos dizem que é questão de tempo, tb chegará por estes lados...a bruaca da Dilma vai ter que segurar o rojão, por que pelo jeito, com o lulla com 85% de aprovação, vai conseguir elegê-la para voltar novamente, ele, o rei da cocada em 2014. Vamos esperar pra ver no que vai dar...beijos.

Elaine Barnes disse...

É amiga, esssas festas servem pra camuflar os olhos da gente. Enquanto nos distraímos com o nosso belo folclore e o patriotismo com nossa seleção o mundo continua enriquecendo que já tem e empobrecendo mais quem já nada tem. Montão de bjs e abraços

Sandra Gonçalves disse...

E não é só ai não amiga...Aqui é igualzinho...
Tal colonizadores tal colonizados rsrsr
Bjos achocolatados

Unknown disse...

A miséria principia, quando temos empobrecido até de esperanças ,Portugal está moribundo.

Beijinho e bom fim de semana.

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

OI MANÚ AQUI CHAMAMOS BATATA BAROA,BATATA SALSA OU MANDIOQUINHA
FICA UMA SOPA DELICIOSA!
PARABÉNS PELA AQUISIÇÃO DA BIMBY
VEJO SEMPRE AS AMIGAS PORTUGUESAS SE REFERINDO A ELA COMO UMA ESCELENTE MAQUINETA!
AQUI QUASE Ñ VEMOS ALEM DO MAIS CUSTA IGUAL UM CARRO POPULAR!KKKKKKKKKKKK
MAS QUEM SABE UM DIA COMPRO UMA!
BEIJO!BOM SABADO
(quando usar a bimby posta receitinha para eu ver)

Isadora disse...

Manuela que bom que pode aproveitar a festa ao lado de sua família, mas é triste ver o seu relato e como a crise tem afetado de maneira contundentes todos. Que nossos governantes sejam mais atentos e alertas aos problemas pelos quais as sociedades estão passando.
Um beijo e fique bem

fa_or disse...

Cumpre-nos, como seres humanos esclarecidos, não aceitar compactuar com as desigualdades que se instalam a olhos vistos.

Bem haja por abordar esta problemática.