A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




domingo, 25 de fevereiro de 2018

aqueduto de pegões vou lá um dia destes!


Situado perto de Tomar, sobre o vale da Ribeira dos Pegões, o Aqueduto dos Pegões é um dos maiores e mais imponentes aquedutos portugueses.


Aqueduto dos Pegões

Foi construído em finais do séc. XVI e princípios do séc. XVII, a mando de Filipe I, para abastecer de água o Convento de Cristo. A história do Aqueduto dos Pegões encontra-se pois fortemente ligada à do convento.

Contudo, apesar da sua grande dimensão e do seu razoável estado de conservação, o Aqueduto dos Pegões Altos, é relativamente pouco conhecido e nem sequer é referido pela maioria dos guias turísticos, que para a cidade de Tomar, apenas referem o convento e uma ou outra igreja.
O Aqueduto dos Pegões tem um comprimento total de cerca de 5 a 6 km e no troço de maiores dimensões atinge uma altura máxima de 30 metros. Aqui a construção é composta por duas fiadas de arcos, sendo os de cima redondos e os de baixo ogivais. Originalmente o aqueduto era abastecido por três mães-d´água.
O Aqueduto dos Pegões pode ser percorrido a pé ao longo da sua parte superior, pois existe uma plataforma que acompanha a caleira de água. Este percurso constitui uma experiência única, dado que os outros aquedutos portugueses não podem ser percorridos livremente.

3 comentários:

João Menéres disse...

Será possível dizer-me qual o nº da estrada ?

Grato.

Manuela Freitas disse...

Meu caro João Méneres, eu também ainda não fui lá, li a notícia e fiquei logo determinada a ir, na melhor das oportunidades. Não sei o número da estrada, sei que indo a Tomar, deve ser por lá perto.
Abraço

João Menéres disse...

Muito obrigado, de qualquer modo.

Abraço.