A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




domingo, 11 de fevereiro de 2018

VISITAS DE ESTUDO - IGREJA MATRIZ DAS ALMAS DO CORPO SANTO DE MASSARELOS


A construção da Igreja da Confraria das Almas do Corpo Santo de Massarelos teve início em 1776. Apenas passou a ser a igreja paroquial de Massarelos, quando a de Santa Maria da Boa Viagem, sede da freguesia, caiu em ruínas.

A Confraria

A Confraria das Almas do Corpo Santo foi fundada em 1394, por navegantes que tinham sofrido uma tempestade quando regressavam de Inglaterra. Dedicava-se à assistência e protecção dos navegantes e mercadores. Um dos confrades terá sido o Infante D. Henrique.

Esta importante confraria desempenhava funções bancárias, comerciais e outras, tendo navios que para além de serem pertença da confraria e executarem serviços em seu nome, quando era preciso, defendiam a costa de piratas.

A Igreja

A igreja que conhecemos hoje tem um portal com um nicho com o padroeiro, São Pedro González Telmo, também conhecido apenas como São Telmo. O enorme janelão central domina a fachada rematada por uma cruz de pedra. As torres sineiras possuem relógios e toda a fachada é guarnecida com azulejos. Na parte de trás, virada ao rio, a Cruz da Ordem de Cristo e um painel de azulejos onde figura o Infante D. Henrique dão voz à tradição deste ter sido um dos confrades desta antiga instituição.




O Núcleo Museológico da Confraria das Almas do Corpo Santo é composto de algumas peças interessantes de arte sacra, pintura, joalharia, paramentaria e manuscritos, com datas compreendidas entre os Séculos XVI e XX. Das peças em exposição destaca-se o Véu do Manto Real de D. Maria I, oferecido pela Monarca à Confraria em 1790,

uma custódia em prata (Século XVI), o livro «A Arte de Navegar» (edição de 1746), o tríptico de telas (Século XVII). Há ainda um espaço dedicado à história da Confraria, desde 1394 até aos dias de hoje.

Sem comentários: