A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




sábado, 3 de fevereiro de 2018

FINAL PORTRAIT


Gostei de ver este filme, que foi apresentado no Festival de Berlin com agrado do público e da crítica. Através deste filme, conhece-se de uma outra forma Albert Giacometti, outras facetas da sua vida, as peculiaridades do seu carácter inquietante, insatisfeito, caótico.

Alberto Giacometti (Borgonovo di Stampa, 1901 — Coira, 1966). Filho do pintor Giovanni Giacometti (impressionista). Estudou em Genebra, Roma e a partir de 1922 em França.
Nessa época conheceu alguns dos principais pintores dadaístas, cubistas e surrealistas que influenciaram o seu início de carreira. Aderiu ao movimento surrealista entre 1930 e 1934, período em que produziu algumas obras fundamentais para a caracterização da escultura surrealista.


A obsessão pela representação da figura humana revela-se também na sua produção pictórica e nos seus desenhos, onde a linha assume uma grande expressividade e liberdade na caracterização das formas e dos volumes.

Embora seja possível enquadrar as primeiras produções artísticas em correntes como o impressionismo, o cubismo e o surrealismo, torna-se difícil a classificação ou a inserção da obra tardia de Giacometti num movimento artístico definido, de onde ressalta o carácter marcadamente pessoal do seu percurso criativo.



Sem comentários: