A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

COISAS DE DALI!



Pintura a óleo inédita é certificada como primeira obra surrealista de Dalí
A obra "O Nascimento Intrauterino de Salvador Dalí", um óleo vendido numa loja de antiguidades espanhola há 20 anos por € 150 (R$ 454), foi certificada como a primeira obra surrealista do artista. Segundo especialistas espanhóis.
O pintor e historiador de arte Tomeu L'Amo encontrou o quadro numa loja de Girona em 1988 e, suspeitou que fosse uma obra de Dalí e comprou-a.
Durante anos, o quadro foi considerado obra de um artista desconhecido, já que a assinatura inclui a data de 1896, oito anos antes do nascimento de Dalí.
Mas depois de submeter a pintura aos mais modernos testes de fotografia infravermelha, raios-x e luz ultravioleta, os especialistas concluíram que se tratava realmente de um quadro de Dalí, pintado por volta de 1921, quando ele tinha 17 anos.
A análise grafológica também concluiu que as dez palavras escritas na pequena dedicatória na parte inferior direita do quadro correspondente à letra de Dalí naquela época.
"O quadro pode ser considerado a primeira obra surrealista de Dalí", concluiu Nicolás Descharnes, especialista na obra do artista.
Relativamente à data da dedicatória Tomeu, fazendo contas entre a data da dedicatória e a data do nascimento de Dali e da morte do seu irmão mais velho, que morreu antes de nascer, chegou ao enigma da datação. Dali considerava a data de 1896, como a data do seu nascimento divino, coisas de Dali
Segundo explicou Tomeu Lamo, trata-se de una obra “histórica”, porque é a única representação pictórica, que o artista pintou sobre um tema que o obcecou toda a vida.
 [Documentário ontem emitido no Canal 2]

Sem comentários: