A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

SEMENTE - A HISTÓRIA POR CONTAR ( Um importante documentário que passou no canal 2 e motiva muita reflexão.)


No século XX perdeu-se 94% de sementes vegetais. É um número bastante alto, quando se constata com uma descrição das espécies que se extinguiram: havia 544 variedades de couves, restam 28; de 158 variedades de couve-flor restam 9 e por aí adiante.

São entrevistadas pessoas que estão mais em contacto com a terra e têm uma noção mais real da situação. Um dizia que o pai lhe tinha dito: vale mais ter uma caixa de sementes, do que uma caixa de ouro! Claro o ouro não se come! Se tivermos sementes temos sempre que comer.

A diversidade genética é o que nos separa da fome global. A perda de variedades vegetais é tão importante como a extinção dos animais.

Por exemplo a domesticação do milho foi como que um milagre, uma revolução na alimentação e uma pequena tribo, tornou-se um império. As várias espécies de milho chegaram a todo o planeta e tem que haver várias espécies, porque se algumas sofrem o ataque de alguma praga, restam outras.
Há países que se preocupam para ter os seus bancos de sementes, mas também guerras e grandes desastres climáticos, podem destruir esse trabalho, trabalho que deve ser sempre constante, apesar de todas as vicissitudes.

Sem comentários: