A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

CANDIDATOS AOS OSCARES DO MELHOR FILME ESTRANGEIRO!

VISTOS:
Uma Mulher Fantástica (Chile) [Urso de Prata]
Com uma história que aposta na potência de uma excelente protagonista, o filme leva-nos a reflectir sobre a emergência do respeito às diferenças.
“Uma Mulher Fantástica” é um drama dirigido por Sebastián Lello,  sobre uma cantora transexual que enfrenta as dificuldades da sua condição quando uma tragédia abala a sua vida. O calmo prólogo dedicado a mostrar o amor do casal formado pelo maduro Orlando (Francisco Reyes) e a jovem cantora Marina (Daniela Vega) é rapidamente substituído por uma sequência de situações tensas, em que a protagonista tem que reiterar constantemente a sua identidade feminina e defender-se das ameaças que surgem pelo caminho.

The Square - A Arte da Discórdia (Suécia) [ Palma d’Ouro do Festival de Cannes]
O realizador Ruben Östlund: "Gosto de sociologia, porque olha para o ser humano quando falha, quando é mal sucedido", porque faz "uma abordagem comportamental do que somos" e "permite aprender alguma coisa".
O filme "O Quadrado", deve ser visto com olhos de sociólogo.
On Body and Soul (Hungria) 
O facto de Corpo e Alma emergir de um país, a Hungria, cujo líder, Viktor Orbán, há muito está disposto a estilhaçar, uma a uma, as liberdades individuais, não deve ter desagrado ao júri do Festival de Berlim, que lhe concedeu o Urso de Ouro. E é difícil não olhar para esta parábola de um amor improvável sem o enquadrar numa nação em lenta asfixia: a realizadora, a veterana Ildikó Enyedi, já manifestara interesse pela rima de almas ligadas por um fio invisível.

Filmes muito bons, mas «O Quadrado» é um filme genial!

PARA VER:

The Insult (Líbano)
Sem Amor (Rússia) 


Sem comentários: