A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

VIOLETAS E AMORES PERFEITOS

Violaceae, a família das violetas, contém cerca de 23 géneros. A família é amplamente distribuída por regiões temperadas com temperaturas amenas. 
Violetas selvagens e as do género Viola são em sua grande maioria azuis, brancas, roxas (violeta) e amarelas.
Mitologia
O nome latino de "violeta" é Viola, forma latina do grego Ione. Ione era amada por Júpiter, que, para evitar o ódio de Juno, sua esposa, transformou Ione numa vitela. Ione chorava enquanto pastava, e das suas lágrimas nasciam violetas. A violeta é considerada uma planta de reverência à deusa Afrodite. Fora no passado, símbolo de fertilidade, e componente frequente de filtros de amor.
Símbolo da cidade de Atenas, onde servia para adoçar alimentos. Os romanos faziam vinhos de violetas. Plinio, o Velho, aconselhava o uso de coroa de violetas para curar dores de cabeça e tonturas, principalmente se eram resultadas por uso excessivo de bebidas alcoólicas. Hoje em dia, sabe-se que ela contém um glicosídeo do ácido salicílico, cuja fórmula sintética é utilizada na Aspirina.
Para Napoleão, era o emblema do seu partido, por ser a flor favorita da sua esposa Imperatriz Josefina.



Da mesma família: Viola tricolor (família das violetas), popularmente conhecida como amor-perfeito e erva-trindade, é uma flor bienal selvagem eurasiática. As flores da viola tricolor ou amores perfeitos podem ser roxas, azuis, amarelas ou brancas. É hermafrodita e auto-fértil, polinizada pelas abelhas.



Sem comentários: