A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Eugène-Henri-PAUL GAUGUIN (Paris, 7 de Junho de 1848 — Ilhas Marquesas, 8 de Maio de 1903)


Paul Gauguin partiu para o Taiti em busca de novos temas e para se libertar dos condicionamentos da Europa. As suas telas surgem carregadas da iconografia exótica do lugar, e não faltam cenas que mostram um erotismo natural.




Gauguin passou a renegar o impressionismo e a empreender o "retorno ao princípio", ou seja, à arte primitivista. Foi considerado o fundador do grupo Les Nabis.
Regressou a Paris, com a ideia de voltar ao Taiti, porém não dispunha de recursos financeiros. Com o auxílio de amigos, também artistas, organizou um grande leilão das suas obras. Colocou, à venda, cerca de 40 peças. A maioria foi comprada pelos próprios amigos.
Em meados de 1891, regressou ao Taiti, onde pintou cerca de uma centena de quadros sobre tipos indígenas, além de executar inúmeras esculturas e escrever um livro, Noa noa.
Regressou novamente a Paris e realizou uma exposição individual na galeria de Durand-Ruel e voltou ao Taiti, mas fixou-se definitivamente na ilha Dominique. Nessa fase, criou algumas de suas obras mais importantes, como "De onde viemos? O que somos? Para onde vamos?",

uma tela enorme que sintetiza toda a sua pintura, realizada antes de uma frustrada tentativa de suicídio utilizando arsénio.
Em setembro de 1901, transferiu-se para a ilha Hiva Oa, uma das Ilhas Marquesas, onde veio a falecer.

Sem comentários: