A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




domingo, 18 de fevereiro de 2018

BAIRRO IGNEZ


No último ano do século XIX foi comprada aos condes de Burnay, uma parte do convento de Monchique para a instalação de uma fábrica de serraria, carpintaria e pregaria.

Em 1915 é formulado à Câmara do Porto, um pedido do engenheiro Eleutério Adolfo Moreira da Fonseca no sentido de transformar a fábrica de pregaria "União Industrial Portuense" num "bairro de casas baratas para operários". O bairro é construído segundo um projecto Inácio Pereira de Sá.

O bairro foi recuperado por Fernando Távora nos finais do século XX, está numa zona privilegiada e deixou de ter o seu carácter inicial.

É na esplanada do Bar Ignez, que usou o nome do bairro, pelo mesmo se encontrar no patamar mais abaixo, que se pode apreciar esse casario e também
uma vista fantástica para o Rio Douro.



Também é possível olhando para o outro lado ver a parte traseira dos Jardins do Palácio, as suas sete palmeiras da Califórnia e a Casa do Roseiral, onde viveu António Pinto Machado - (1895 - 1965). Jornalista, escritor, poeta e entre outras actividades Director do Palácio de Cristal. Presentemente é residência oficial do Presidente da Câmara Municipal do Porto, embora não seja habitada é usada para cumprir cerimónias protocolares e apoiar visitas oficiais. 





Sem comentários: