A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




quarta-feira, 23 de junho de 2010

S. JOÃO DO PORTO - FESTA DA CIDADE

TAPEÇARIA EXISTENTE NA CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO FEITA EM PORTALEGRE , SEGUNDO UMA AGUARELA DE GUILHERME CAMARINHA

















Quanto S. João já não passou pela minha vida! Para quem é do Porto, esta é mesmo uma festa incontornável! É a festa da cidade, que comemorando-se na noite de 23 para 24 de Junho, durante todo o mês tem eventos alusivos, culturais e desportivos. Inicialmente concentrava-se no centro da cidade, com um lugar mítico, as Fontainhas, difícil era chegar até lá, devido à massa compacta de gente. Nesta festa a maior das características é levar algo, para bater na cabeça das pessoas, batidelas de sorriso nos lábios, antigamente podia ser alho-pôrro, cidreira, uma pluma, uma flor…batidelas recíprocas com delicadeza, até que chegou o martelo ou melhor o martelinho, o martelo e o martelão, até gaita tem o que se torna muito ruidoso! Este ano dizem mesmo que vai chegar a vuvuzela!...





























Em criança, ia com a família jantar e dar uma volta, mas depois na adolescência tudo se modificou, ia em grupo, com alguém mais responsável, mas família não! Aí é que foram festas a valer, até tínhamos um reportório de canções, com passos de dança ensaiados. Saltar a fogueira era da praxe e, com o alargamento da festa a todos os bairros, que se engalanavam e tinham sempre divertimentos e orquestra de baile, era um corrupio de bairro em bairro, imunes às orvalhadas, para depois muitos acabarem na praia deitados, com o cabelo a cheirar a manjerico, vendo nascer o dia.

O S. João é uma festa de rua, mas pode começar em casa, o que é necessário é ter um grupo alegre e participativo, para todos fazerem os petiscos, que são vários: caldo verde com chouriço e broa de Avintes, sardinha assada, com batatas a murro e pimentos assados, febras e cabrito assado, chouriço assado em aguardente e claro um bom vinho: come-se com a música típica e depois dança-se e lançam-se balões e fogo-de-artifício caseiro. Lá para as tantas vai-se para a rua.


Presentemente há muitas formas de festejar o S. João, há quem não perca o concerto ao ar livre da Casa da Música, há quem prefira ir ver o fogo-de-artifício à Ribeira, uma beleza à beira rio ou então aos diversos bailaricos, até às tantas. Nesta noite, anda tudo a pé, nem pensar ir de carro e os transportes públicos é como se não existissem!..
Em tempos de ditadura dizia-se mesmo que a festa de S. João era a mais democrática, uma massa humana que se misturava, como um todo.

Agora para mim tudo é mais calmo: vou comer a sardinhada com família, já que só como sardinhas nesta altura e depois, e depois … talvez se dance, talvez se cante, talvez se converse e ria...



NA NOITE DE S.JOÃO
VAI P'RA RUA E FAZ A FESTA
LEMBRA-TE QUE NO PORTO
NÃO HÁ NOITE COMO ESTA.

(Quadra popular, todos os anos há um concurso de quadras promovido pelo Jornal de Notícias, assim como há concursos de cascatas e rusgas)



****************************************************************


























Noite de São João

Noite de S. João para além do muro do meu quintal.
Do lado de cá, eu sem noite de S. João.
Porque há S. João onde o festejam.
Para mim há uma sombra de luz de fogueiras na noite,
Um ruído de gargalhadas, os baques dos saltos.
E um grito casual de quem não sabe que eu existo.

ALBERTO CAEIRO

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Também se pode estar completamente à margem da festa e isso também já me aconteceu!...

13 comentários:

Graça Pereira disse...

Passei para te desejar um bom São João e deliciar-me com o teu post Tripeiro... E viva o São João!
beijocas
Graça

Sandra Gonçalves disse...

Hum será que é igual aqui cheio de coisas deliciosas, pamonha, sural, broa de milho verde...
Quentão, canjicada...Nossa muitos quitutes deliciosos.Festa é coisa boa neh?
Bjos achocolatados

Unknown disse...

Diverte-te pois a vida é uma festa. A gente chega depois de começar e sai antes que acabe."

Beijinho.

Beth/Lilás disse...

Manuela,
Pelo que vejo então, nossa festa de S.João daqui tem muitas características herdadas de vocês, pois fogueiras, comidas típicas, balões e fogos sempre há.
Nestes últimos anos tenho procurado festas juninas fora da cidade grande, mais para o interior que é mais tranquilo nas brincadeiras e vivências humanas.
Aproveite bem seu S.João por aí no lindo Porto!
bjs cariocas

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

NOSSO MÊS DE JUNHO TBM É CHEIO DE FESTAS ,SANTO ANTONIO ,SÃO PEDRO E SÃO JOÃO FESTAS ÓTIMAS COM FOGUEIRAS E COMIDAS DIVERSAS E MUITO BOM!!!

Maria de Fátima disse...

Olá Manu, um bom São João.Beijocas.

Isadora disse...

Manuela não sabia que por aí dava-se tanta imporância a festa de São João. Por aqui também brincamos, mas algumas cidades do Nordeste levam muito a sério e o mês inteiro de festa.
Aproveite!
Um beijo

Anónimo disse...

O São João aqui no Brasil tb é animadíssimo!
Bjs e um ótimo São João pra vc.

lídia martins disse...

Oi Manu.

Obrigada pela visita.

A gente se vê no ar!

Beijos da Pipa.

Glorinha L de Lion disse...

Hoje é feriado aqui em Niteroi, pois S João é padroeiro da cidade. Sou louca por festas juninas...imagina essa aí do Porto deve ser uma beleza! Gostaria de estar aí contigo pra pularmos juntas a fogueira! Um dia, quem sabe? beijos amiga querida, bons festejos.

Unknown disse...

A Turma Lusa de Lisboa (uma equipa que mantém a tradição do balão de S. João) solicita o favor a todos os aficcionados e amigos do balão são-joanino para que possam nos enviar fotos de lançamento de balões de qualquer festejo de S. João em todo Portugal, com intuito de divulgar a tradição no nosso informativo virtual "Pirilampo", que divulga tudo sobre a arte dos balões são-joaninos. Quem desejar receber o informativo todos os meses é só solicitar pelo nosso mail:
turma.lusa@hotmail.com
Aguardamos vossos contactos
Saudações baloeiras
Francisco Silva
TURMA LUSA DE LISBOA
"Balão no céu, alegria na terra"

Duarte disse...

Que luxo nos detalhes!...
Quanta saudade!...

Não conhecia esta bela aguarela, que maravilha.

Aqui, ultimamente, fazem-se fogueiras na praia... nada tem que ver com o nosso. Em Alicante fazem-se as fogueiras, monumentos parecidos às Fallas, que são queimados formando-se uma fogueira imensa.

Nada de cabrito, nada de sardinhas, nada de balões, nada de manjericos, nada de martelinhos, nada de alhos poros, nada de nada... tudo insosso.


O alho-porro e o manjerico, 

Pra festa uma tradição. 

Não faltes ao bailarico

Na noitada de São João

À Manuela vim cantar,

Pois é grande este dia.

Também para lhe desejar,

Paz amor e alegria.

Agora que és popular,

Traz o arquinho e balão;

Anda comigo a dançar...

Estamos no São João!...

Espero que tenhas comido bem, dançado muito e conversado bastante...

Um grande abraço, desde a emoção que me invade

José Manuel Marinho disse...

Que viva o S. João do Porto! Que saudade... Há quanto tempo não o vivo e sou daí... vivendo distante. Obrigado por estes momentos. Abraço.