O bolinho tem a sua origem na Escócia e é muito popular na Inglaterra e nos países onde a Inglaterra dominou ou influenciou: Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Irlanda, mas também são consumidos em muitos outros países. Aqui no Porto, inicialmente faziam-se em casa (é muito bom para entreter a miudagem a começar a fazer uns docinhos, fiz isso com os meus filhos), mas depois apareceram em certas confeitarias e quando se pede chá e scones, geralmente vêem três, trazendo três recipientes pequenos com manteiga, compota e mel, para se barrar conforme o gosto de cada um.
Se comemos os scones ingleses, não podemos esquecer que o uso do chá foi introduzido na Inglaterra pela Rainha Catarina de Bragança, que casou com Carlos II de Inglaterra e que fazia os «Tea parties». No início do século XIX, foi introduzido o termo «five o’clock tea».
Como sabem os portugueses trouxeram-no do Japão em 1560. Historicamente, a origem do chá como erva medicinal útil para se manter desperto não é clara. O uso do chá, enquanto bebida social data, pelo menos, da época da dinastia Tang. Eu claro foi consultar estas informações à Wikipedia!
INGREDIENTES para 14 a 16 pessoas
500 gr. de farinha
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de fermento em pó (bem cheia)
5 colheres de sopa de açúcar
40 g margarina
1 chávena de leite
1 ovo (grande)
PREPARAÇÃO
Ligue o forno e regule-o para os 200°C.
Numa tigela misture a farinha com o sal, o fermento e o açúcar. Derreta a margarina no micro ondas, ou sobre o lume, com o leite. Abra uma cavidade no meio da farinha e deite aí a margarina derretida com o leite e o ovo. Mexa rapidamente com uma colher de pau * até os ingredientes estarem ligados. Deite a massa em montinhos, com a ajuda de uma colher sobre um tabuleiro de forno polvilhado com farinha e coza durante 10 a 15 minutos no forno. Devem ser servidos quentes,
*Eu não uso colher de pau, pois à mesma aderem muitos micróbios, agora a preferência vai para as de silicone.
Que tal um «tee for two» …three, four, five, six, seven….»
«Tee for two» é também uma música composta por Dmitri Schostakovitch e depois celebrizada por várias vozes.
O ORIGINAL
DORIS DAY
SARAH VAUGHAN
13 comentários:
Manu, que domingo!
Além da receita deliciosa, esses vídeos me deram uma saudade...
Adorava os filmes com Doris Day!
Beijo!
Hum que me apeteceu tomar esse five o'clock tea acompanhada de uma certa amiga que mora no Porto e chama-se Manu...com o friozinho que deve estar a fazer por lá, seria uma tarde perfeita! hehe...beijos amiga,
A receita deve ser boa ea música, com certeza!beijos,chica
Obrigada pelo entretenimento.
Beijos e boa semana.
Hummm Manu
Olha... que delicia e a massa é fofinha deste bolinho, mas percebi que a passas de uva na foto porem não na receita que alias bem simples.Fiquei com água na boca.
E sobre as ditas eleições, sorte de vcs não serem obrigados a votar.
Amiga, obrigada por sua atenção comigo e carinho por explicar os por menores, que nem são tão menores assim quando se trata de politicagem, temos situações semelhantes.
Bjinhos e uma semana feito esta Lua Cheia a vc.
chá ,biscoitinhos, boa música e amigos agradáveis tem coisa mais bacana?!?
Ai que me deu água na boca.
Sem contar na história que aprendi por aqui.
Abraços, Manu, e bom fim de domingo.
Hoje também fiz scones!!! a tua receita parece-me melhor, fico tentada em experimentar, cá em casa somos viciados neles e com chá de lucia-lima.
Bjs
eu adoro scones!
quentes
com a manteiga a derreter
e o chá a ferver...
até já tenho os pés mais quentes!
um abraço
manuela
Fiquei admirada de te ver na cozinha, he, he! Gostei muito de relembrar a História do Chá e da receita dos Scones também. É engraçado, como as receitas de scones variam tanto e são todas deliciosas! Ainda ninguém se lembrou de fazer um Festival de Scones para ver qual é a melhor receita! Boa semana para ti. Bjs. Bombom
Pena só ter lido agora...
Tinha sido uma otima proposta para a tarde...
Next sunday...
:))
Beijoca
Este post está delicioso Manu.
Receita para o chá, a história dele e música da boa.
Perfeito! Falta companhia? Já damos um jeito. rsrsrs
Bjs no coração!
Nilce
Tentada a experimentar, parece-me deliciosa!
Beijinho,
Ana Martins
Enviar um comentário