A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

O FANTASMA DA ESTAÇÃO DE SÃO BENTO NO PORTO


A estação de São Bento, foi inaugurado a 5 de Outubro de 1916 e é considerada uma das estações ferroviárias mais bonitas do mundo.
Estação de S. Bento (Interessante o trânsito no Século XX. Tanta calmaria até é impressiona!)


Pouca gente sabe da lenda do fantasma que ocupa a estação de São Bento, no Porto. Um fantasma doce e recatado, teimoso em vida e que, segundo a lenda, ainda percorre os corredores da estação. Até aos finais do século XIX existiu, precisamente no local da estação, o extinto convento Beneditino das Freiras de São Bento de Avé Maria. No ano de 1821, contava este convento, para além de 55 religiosas, 105 membros de apoio (maioritariamente criadas).


Em 1834 saiu o decreto de extinção das ordens religiosas. A extinção das ordens masculinas era imediata, com a confiscação das suas propriedades, por outro lado era proibido que novas freiras professassem os seus votos e os conventos ficavam extintos, por morte da última freira que lá residisse.

Foram tempos de grandes dificuldades para as ordens religiosas femininas. O convento de São Bento de Avé Maria teve que vender a maior parte das suas preciosas alfaias de prata em praça pública. O edifício desmoronava-se e as freiras foram morrendo.

A última freira, morreu em 1892 (mais de 58 anos após a extinção das ordens religiosas em Portugal), abrindo então caminho para a construção da estação de São Bento.

Diz-se que, teimosa mas serena, o fantasma desta freira ainda hoje percorre os corredores da estação de São Bento, sendo ouvidas as suas rezas nas poucas horas mortas da estação, quando o ruído é menor. Mas apenas para os ouvidos mais atentos…

2 comentários:

João Menéres disse...

Desconhecia essa lenda.
Muito obrigado por a divulgar.



Um abraço.

Manuela Freitas disse...

Eu também não sabia, mas achei interessante.