Gonçalo M. Tavares, ganhou o Grande prémio de Romance e Novela da APE, pela obra «Uma Viagem à Índia«, este livro já tinha obtido o prémio de Melhor Narrativa Ficcional 2010, da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e Prémio Especial de Imprensa, Melhor Livro 2010 LER/Booktailors.
«Uma Viagem à Índia, afasta-se da estrutura dos livros anteriores, «na forma, é uma espécie de epopeia ou antiepopeia, tem um herói, mas também um anti-herói. Trata-se de uma narrativa de alguém que parte, que foge de Lisboa, à procura de um mestre indiano e também é enganado. É um diálogo entre o Ocidente e o Oriente.
Gonçalo M. Tavares, nasceu em Luanda, Angola em 1970, em 2001 publicou a sua primeira obra e tem tido uma carreira de muito sucesso. Já recebeu o Prémio José Saramago 2005 e o Prémio LER/Millennium BCP 2004, ambos pelo seu romance «Jerusalém». Pelo seu livro «Água, cão, cavalo, cabeça», recebeu o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores Camilo Castelo Branco 2007.
Outros prémios podem ser referenciados:
-Prémio Branquinha da Fonseca da Fundação Calouste Gulbenkian e do Jornal Expresso
-Prémio Portugal Telecom (2007)
-Prémio Internazionale Trieste (2008) – Itália
-Prémio Belgrado de Poesia (2009) – Sérvia
-Prix du Meilleur Livre Étranger (2010) – França
O romance "Jerusalém" foi incluído na edição europeia de "1001 livros para ler antes de morrer – um guia cronológico dos mais importantes romances de todos os tempos".
José Saramago, no discurso de atribuição do Prémio ao romance "Jerusalém", disse:«'Jerusalém' é um grande livro, que pertence à grande literatura ocidental. Gonçalo M. Tavares não tem o direito de escrever tão bem apenas aos 35 anos: dá vontade de lhe bater!».
7 comentários:
Eu li Manu! Fiz até dois posts sobre ele de tal maneira me impressionou! Achei estupendo! Realmente um jovem genial!Beijinhos,
É Manuela, somos todas suspeitas, adoravamos José Saramago. Vou a livraria Cultura essa semana e compro um pras 5. Agora você pôs fogo na mulherada. Realmente parece bom.
bjs - 5 e valeu a dica.
Cozinha dos Vurdóns
Já está na lista,grato pela dica .
Beijinho meu.
Ainda não li. Mas estou cheia de curiosidade...
Beijo, Manuela.
Dica maravilhosa.Sempre oportuna é uma boa leitura!beijos,chica
Não ando em marés de leituras... este ano tem sido uma desgraça daquelas... (atiro os livros pela janela e deixo ficar a balança:))
Mas fica a sugestão
Bj
P.S.: Esta foto (a nova foto do perfil) está bué da gira!!
Manú!
Que sintonia, ainda há alguns dias li uma matéria publicada na revista Época em 18 de junho passado ( Danilo Venticinque e Luís Antônio Giron) que falava justamente sobre os escritores contemporâneos portugueses e o nome de Tavares em destaque.
Ainda não li Jerusalém ,mas já anotei!
Ótimo texto como sempre!
Um beijo
Enviar um comentário