A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




domingo, 28 de janeiro de 2018

CASTEL GANDOLFO - URBANO VIII

Castel Gandolfo, por vezes conhecido como Castelgandolfo é uma comuna italiana da região do Lácio, província de Roma. É muito conhecida por ser o local da residência de Verão do Papa. A residência do Papa é um edifício do século XVII do arquitecto Carlo Maderno, mandada construir pelo Papa Urbano VIII.
 Castel Gandolfo situa-se nas margens do Lago Albano, um lago vulcânico.
 Pertence à rede das Aldeias mais bonitas de Itália.



Urbano VIII, nascido Maffeo Barberini (Florença, 1568 — Roma, 1644) foi Papa de 1623 até à data da sua morte.
 Nasceu numa família florentina de grande influência. 
O seu longo pontificado cobriu vinte e um anos da Guerra dos Trinta Anos. Foi marcado por numerosos eventos, sendo reconhecido mais pelo equilíbrio e jogo político do que por reformas no âmbito do Cristianismo. Foi o último Papa a estender o território papal. Fortificou diversas construções, entre as quais se encontra o Castelo de Sant'Angelo, junto ao Vaticano, onde mandou retirar, para fundir em canhões, as grandes vigas de bronze que tinham sobrevivido dos tempos do Império Romano, levando ao dito popular quod non fecerunt barbari, fecerunt Barberini (o que os bárbaros não fizeram, o Barberini fez). Estabeleceu também um arsenal no Vaticano e uma fábrica de armas em Tivoli e fortificou o porto de Civitavecchia.
Foi durante o pontificado de Urbano VIII que Galileu Galilei foi chamado a Roma para se retratar das afirmações científicas que havia produzido, em 1633 . Empregou Bernini para a construção de diversas obras na cidade. Foi o último a praticar em grande escala o nepotismo: vários membros da sua família foram amplamente enriquecidos graças a si, no que se assemelhava a uma dinastia Barberini de influência e poder. Procedeu a numerosas canonizações, entre as quais as da Rainha Santa Isabel de Portugal, São Francisco Xavier, São Luís de Gonzaga e São Filipe de Neri.




Sem comentários: