A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

TRUMP É UMA TRAMPA!




Refiro-me à declaração desta besta, considerando Jerusalém capital de Israel, quando há anos e anos muitos têm trabalhado para que esse pomo de discórdia seja atenuado, não esquecendo também os que já morreram por esse motivo.

Recuando na história. Palestina era o nome que tinha a região que os judeus queriam. Lá viviam meio milhão de árabes, mas rapidamente os judeus foram-se instalando em massa.

Na altura da Primeira Guerra (1914-1918) já eram 60 mil, mas ainda faltava muito para terem o seu Estado. Entretanto surge um ditador, de nome Adolf Hitler, que perseguiu e tentou exterminar os judeus, sendo o responsável pela Segunda Guerra Mundial e por um dos maiores genocídios.

Esta perseguição motivou a fuga dos judeus, os que conseguiram e muitos rumaram à Palestina. Em 1948 o mundo confirmava o Estado de Israel, na região onde tinham sido expulsos dois mil anos antes, pelos romanos (século III depois de Cristo]. A criação de um Estado seria para acabar com as perseguições, o que deu origem ao movimento sionista. Os judeus tiveram a sua origem no Médio Oriente, região constantemente alvo de invasões, que motivou a sua dispersão pelo mundo.

Não foi fácil a criação de um Estado, sempre com muitos confrontos, para os palestinianos, estavam a sofrer uma invasão. No centro desta guerra estava Jerusalém, tanto para os judeus, como para os árabes era uma cidade santa. A ONU já tinha decidido que aquele território fosse dividido em dois estados e que Jerusalém não seria de nenhum, seria uma zona neutra, mas os árabes não concordaram.

O conflito foi-se intensificando e em 1967 teve lugar a guerra dos Seis Dias, que se faz sentir até hoje. Basicamente Israel ficou com muitas terras dos árabes e tomou conta de Jerusalém Oriental, onde está a Cidade Velha e as Mesquitas dos árabes. A ONU nunca concordou e obrigou Israel a devolver esses territórios.

Em 1987 e 2000, aconteceram situações muito tensas e a comunidade internacional decidiu que o problema de Jerusalém, devia ser resolvido entre eles. Para o mundo a capital de Israel era Telavive e a da Palestina, Ramallah. Trump ao declarar Jerusalém capital de Israel, reacendeu a velha guerra.


Sem comentários: