A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




domingo, 14 de janeiro de 2018

GRANADA - ALHAMBRA


Gostei muito de ter ido há una anos a Granada e obvimente ver o Alhambra.


Os arábes ocuparam a Andaluzia em 711 e foram expulsos no século XVI e deixaram muito da sua cultura.

Muito conhecidos são os jardins secretos de Granada. Abre-se a porta e o que está em primeiro lugar é o jardim, uma arquitectura de interior de um espaço privado, não se vê da rua.
Albaicin tem ruas estreitas de muros altos, as casas estão fechadas para o exterior, escondendo o seu paraíso interior, os pátios/jardins onde as pessoas preferem estar, que dentro da sua própria casa.

Estes jardins foram inspirados pela sabedoria/filosofia arábe e conjugam árvores, flores, frutas e imprescindivelmente fontes de água, a música constante da água. No carmen*, todos os sentidos são despertados.
A decoração das paredes é feita, com mosaicos ou azulejos geométricos, que retêm o frio da noite e tornam o ambiente mais fresco, quando vem o sol abrasador.


O ex-libris é o Palácio do Alhambra, os seus jardins. O Alhambra que conforme a hora do dia tem tonalidades fantásticas, sendo o amanhecer e o entardecer uma experiência única.


O orientalismo é a grande inspiração, tradições antigas reinventadas, a que se veio juntar o romantismo

[*Carmen é a designação dum tipo de casas urbanas típico da cidade de Granada. É geralmente aceite que o termo "carmen,  tem origem no vocábulo hispano-árabe karm que na sua acepção mais ampla significa "vinha", embora na período nasrida designava um tipo de prédio rústico ou quinta situada extramuros (fora das muralhas da cidade) de Granada.]

Sem comentários: