A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

HELLO, I AM DAVID

David Helfgott (Melbourne, 19 de Maio de 1947), pianista australiano.
Estive a ver «Hello, I am David» e fiquei muito impressiona, com a alegria e o afecto com que vive o irrequieto David.
Aos seis anos de idade, começou a aprender piano com o seu pai. Com dez anos de idade passou a estudar com Frank Arndt, época na qual ganhou várias competições locais.
Quando tinha catorze anos, a comunidade australiana de música levantou recursos para que David estudasse piano nos Estados Unidos. Contudo, o seu pai não permitiu que ele partisse, alegando que David não estava pronto para a independência (e presumivelmente por suspeita da sua doença mental). Aos dezanove anos, entretanto, David Helfgott ganhou uma bolsa de estudo na Royal College of Music, em Londres. 
Durante a sua estadia em Londres, David teve manifestações mais graves da sua doença, o transtorno esquizoafetivo. Em 1970, voltou para a Austrália, onde se casou com sua primeira mulher, Clara. Após o fim de seu casamento, foi internado em Graylands, um hospital psiquiátrico na cidade de Perth. Durante os dez anos seguintes, David passou por um tratamento psiquiátrico.
Em 1984, após se apresentar alguns anos em um bar australiano, conhece a astróloga Gillian Murray, com quem se casa alguns meses depois. Nas décadas de 80 e 90, construiu uma carreira de sucesso na Austrália e na Europa.
Helfgott gosta de tocar músicas da Era Romântica, principalmente Modest Mussorgsky, Sergei Rachmaninoff, Frédéric Chopin, Franz Liszt, Robert Schumann e Nikolai Rimsky-Korsakov.
A sua vida inspirou o filme, Shine-Simplesmente Genial, com Geoffrey Rush. Um filme australiano de 1996, dirigido por Scott Hicks.
Retrata a vida de um talentoso pianista, que enfrenta um pai dominador e suas próprias dificuldades para alcançar a perfeição.
Geoffrey Rush .... Oscar, Globo de Ouro e Bafta de melhor actor.

Sem comentários: