A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




domingo, 14 de janeiro de 2018

QUE DIFERENÇA EXISTE ENTRE KUODI E TOUENTON?


Kuodi, é uma Aldeã do Bénin, que é um dos países africanos com mais contrastes, em primeiro lugar pelo número de grupos étnicos e em segundo lugar por uma diferença significativa entre o Sul "industrializado" e o Norte ainda muito agrícola. É precisamente no Norte, na província de Atakora, que vamos conhecer a nossa Kuodi.
Atakora é uma cordilheira robusta e íngreme. Na aldeia de Nanagadé vamos seguir a vida diária da jovem, Kuodi, dividida entre a sua família com tradições muito fortes e o seu futuro, que ela tenta modificar ao ser dos alunos mais assíduos da sua classe. Tem uma vida dura, desloca-se para um sítio onde pode estudar, mas tem que pagar cama e comida. Aí, está durante a semana, no fim de semana vai para a aldeia ajudar a mãe nos seus trabalhos de casa e no campo. Mas Kuodi é uma "privilegiada" entre as suas irmãs, uma vez que a instrução que recebe torna-a imune à "troca". A "troca" é uma prática cultural ainda fortemente praticada na sua aldeia, da qual a irmã mais nova da nossa heroína escapou fugindo, mas depois foi espancada e arrastada pelo chão, isso já lhe aconteceu duas vezes.
Quando uma rapariga chega aos 14 anos, são feitas grandes  festas de iniciação à vida de mulher. O pai pode trocar uma filha, por uma mulher para si próprio, são polígamos.


Touentou, A Filha do Fogo vive no Lago Lugu na China, tem uma característica original além da sua beleza. Para uma das etnias que sempre viveu nas suas margens, o Lago Lugu é quase uma divindade e, certamente, o sentido das suas vidas.
O povo Mosuo chama-lhe "Lago Mãe" e há milénios que o reflexo das suas águas é cúmplice da estranha liberdade que gozam.
Ignorando a instituição do casamento, e considerando o juramento de fidelidade uma heresia, este povo defende o amor livre e confia a gestão da família às mulheres. Sociedade matriarcal, as mulheres organizam a via da sua família, escolhem os seus amantes. Os amantes podem dormir na casa das amadas, mas têm que sair de manhã, não podem viver na casa delas. Os filhos que possam ter, podem nem conhecer os pais, que não têm qualquer responsabilidade, nem afectiva, nem material. A mãe tem a semente o pai só a rega.

Sem comentários: