A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




domingo, 7 de janeiro de 2018

ENQUANTO NÃO VEM A CHUVA!...

Aproveitando o sol fui até ao parque, tem sempre para mim motivos de encanto. Como uma criança deliro com o que vejo. Hoje foram os cogumelos, como eles surgem de um momento para o outro, como alminhas, que surgem para animar quem passa, com a sensibilidade de amar a Natureza!





[ Nada sei de cogumelos, mas com a enciclopédia à mão, sempre vou espreitar:

Cogumelo é o nome comum dado às frutificações de alguns fungos dos filos Basidiomycota e Ascomycota, pertencentes ao Reino Fungi. Possuem corpo frutífero composto por uma base. Estes organismos fazem reprodução sexuada pela junção de hifas. São seres vivos que contêm uma ampla variedade de formas, cores e tamanhos.
A maioria dos integrantes do reino Fungi, assim como as bactérias, obtém alimento decompondo a matéria orgânica do corpo de organismos mortos, actuando como saprófagos, conhecidos popularmente como decompositores. Todos os fungos, sem excepção, são heterótrofos por absorção. A nutrição ocorre por quebra de enzimas complexas do fungo, para ajudar na absorção de nutrientes necessários para sua actividade metabólica. Eles obtêm alimento de outros seres vivos, com os quais se associam. Assim, os fungos podem ser decompositores, parasitas ou mutualísticos. No caso do cogumelo, ele é decompositor, pois geralmente decompõe árvores e troncos.

Muitos cogumelos são comestíveis, outros, no entanto, são extremamente tóxicos, podendo, em alguns casos, causar a morte.

Há ainda certos cogumelos com propriedades medicinais a exemplo do Penicillium do qual se conheceu o antibiótico penicilina (Descoberto por Alexander Fleming, foi o primeiro antibiótico a ser inventado), também existe a ciclosporina e a ergotamina. Além disso, outros possuem propriedades psicoactivas, utilizados tradicionalmente por diversos povos ao redor do mundo. ]



Sem comentários: