A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




domingo, 7 de janeiro de 2018

GRANDES VIAGENS SEM SAIR DE CASA (HEIMAEY -ISLÂNDIA)



Heimaey é uma ilha na Islândia, é a maior no arquipélago de Vestmannaeyjar e é a única de Vestmannaeyjar que está habitada. Tem cerca de 4.500 habitantes.

Segundo a tradição, Herjulf Bårdsson, foi a primeira pessoa que se radicou em Heimaey, c. do ano 900.

Em 1627, três barcos piratas sarracenos, atacaram a Islândia e as suas ilhas. As pessoas que viviam em Heimaey sofreram muitas perdas: uns morreram, outros foram levados como escravos e depois alguns regressaram.

Em 23 de Janeiro de 1973, houve um terramoto, seguido de uma erupção vulcânica na montanha Eldfell em Heimaey, que destruíram a maior parte das casas,


As pessoas tiveram que ser evacuadas, o temor foi perder o seu porto, mas a corrente de lava quedou-se antes dessa destruição, ao fim de 5 meses de actividade. Em toda esta tragédia apenas morreu uma pessoa.

Depois deste fenómeno, a ilha cresceu substancialmente com a lava e houve significativas mudanças na paisagem. As pessoas regressaram para construir ou reconstruir as suas casas.
As pessoas apreciam este local onde as paisagens são soberbas, apesar das imprevisibilidades do tempo, grandes tempestades, que chegam a ser dramáticas. Vivem sob a instabilidade dos 4 elementos: terra. Água, ar e fogo, numa fantástica natureza sempre em mutação, ilhas aparecem e desaparecem, a terra é quente, em determinados sítios coze-se o pão.




Sem comentários: