A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

GRANDES VIAGENS SEM SAIR DE CASA - IRÃO - KANDOVAN, A EXTRAORDINÁRIA VILA TROGLODITA



Kuh-e Sahand é o nome do monte mais alto da província do Azerbaijão Oriental, no território do Irão. Na verdade não é uma montanha, mas um vulcão inactivo que emoldura como o céu azul a incrível vila troglodita . Fica meio escondida e algo misteriosa desde o século XIII.
É a última aldeia que resta no país. Lá as casas não são apenas construídas na montanha, mas esculpidas nas suas rochas.

Além de singular, Kandovan é antiga, as suas residências escavadas na rocha, algumas com 700 anos e ainda habitadas. Um notável exemplo da capacidade humana de adaptar-se ao meio-ambiente por gosto ou por necessiade. São cerca de 700 habitantes. A comunidade é conservadora, extremamente fechada, ainda que receptiva e muito simpática, como afinal é bem própria dos iranianos. Vivem como há séculos, de um jeito rústico e simples, sem luxo mas conforto.

Apesar de ter semelhanças com a Capadócia, na Turquia a semelhança, todavia é pequena. A rocha que compõe os cones da aldeia de Kandovan é proveniente de um depósito vulcânico chamado tufo, a partir de cinzas e detritos despejados pelas erupções do Monte Sahand. Relativamente macia, favorece o trabalho das ferramentas de metal.

  Mais curioso é o jeito de viver da população, nos espaços internos confortáveis das suas residências, onde a rocha funciona como isolante térmico, aquece o ambiente no inverno, esfria no verão. Têm mobiliário, geladeira e TV. Do lado de fora, um pequeno terraço é o teto da casa inferior. O céu limpo também é um conforto. O tráfego é ínfimo. É uma gente  que vive da agricultura e da pecuária.

Em Kurban Bayram, todos os anos faz o Festival do Sacrifício, um dos mais importantes no mundo islâmico. Celebra Abraão que aceita sacrificar o seu filho primogénito, Ismael, como acto de suprema submissão ao seu Deus, antes que este desse a Abraão um cordeiro para o sacrifício. Os islâmicos oram ao sacrificar a ovelha em nome do seu Deus, depois retiram seu pelo, limpam, repartem e cortam, doando parte da carne para os pobres e necessitados. É uma grande celebração familiar e entre amigos e vizinhos.

Sem comentários: