A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




sábado, 25 de junho de 2011

NO DIA DE S. JOÃO...

As festas da cidade, tendo o seu ponto alto nos festejos do S. João, tem em todo o mês de Junho uma série de eventos culturais e desportivos e todas as instituições fazem programas alusivos: a Casa da Música, o Museu de Serralves, a Casa Tait, a Biblioteca Municipal, a Casa do Infante, a Biblioteca Almeida Garrett, a Fundação da Juventude-Palácio das Artes, 0 Museu do Vinho do Porto…e outros…
Ontem, nos Jardins do Palácio de Cristal, a Orquestra Sinfónica do Porto tocou clássicos e depois integrou um coro infantil, que cantou canções populares alusivas ao S. João, mais tarde reconstitui-se o S. João de antigamente, enquanto com vista privilegiada sobre o rio se podia ver a corrida dos barcos rebelos…








 
O barco rabelo é uma embarcação portuguesa, típica do Rio Douro que tradicionalmente transportava as pipas de Vinho do Porto do Alto Douro, onde as vinhas se localizam, até Vila Nova de Gaia - Porto, onde o vinho era armazenado e, posteriormente, comercializado. Todos os anos é feita esta corrida, que se torna realmente num espectáculo muito bonito e tão do agrado dos forasteiros.



[POR TUDO ISTO NÃO TENHO IDO FAZER A VISITA AOS BLOGUES, MAS RETOMAREI EM BREVE.]

7 comentários:

chica disse...

Tens mesmo que aproveitar.Linda festa!beijos,chica

Bia Jubiart disse...

Ah! Só festando!!!

No meu post anterior ao de hoje tem imagens das festas aqui também...

A tradição é muito rica aí em Portugal. amei ver as imagens!

Um super sábado p/ vc!

Beijossssssssssss

Maria disse...

Belas fotografias de uma festa tão bonita...

Beijo.

www.amsk.org.br disse...

Absolutamente perdoada e com louvores.

Bons dias, boas festas,

Homeopatas dos Pés Descalços

Lilá(s) disse...

É de aproveitar, e em ambiência tão fresquinha vale mesmo a pena.
Bjs

Luma Rosa disse...

Uma festa que parece um espetáculo, principalmente a segunda parte que mostrou! Um espetáculos de barcos e da própria natureza! Nossa, as fotos ficaram lindas!! Beijus,

Beth/Lilás disse...

Manú, queridíssima!
Pois eu vi a abertura desta maravilhosa festa aí no Porto, através da RTP lá na minha casa em Petrópolis! Fiquei impressionada com os shows de músicas, algumas com cantores brasileiros inclusive, e depois fiquei de queixo caído com a queima de fogos à meia noite. O que é aquilo? Coisa mais linda e durou bem mais que nosso revéillon em Copacabana.
Suas fotos estão lindas e fazem-nos passear por aí através delas.
Agora, digas lá, que recessão é esta que Portugal está passando com tantos fogos assim, foi um tempo incrível e talvez mais de 30 minutos?
Se bem que o povo merece uma festa e ser feliz de qualquer jeito, né mesmo?
um grande abraço, carioca