A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




sábado, 16 de janeiro de 2010

GUSTAVE MAHLER (1860 — 1911)

Hoje vou encontrar-me com Mahler, melhor dizendo com a Sinfonia nº 1, «Titã. A Casa da Música vai dedicar o ano 2010, à música austríaca e vai passar toda a obra de Malher. Tenho as 10 sinfonias (última incompleta), mas um concerto ao vivo é outra coisa!...Não conheço tão bem é a sua obra de Lieder, a não ser, Das Lied von der Erde.


Outro compositor austríaco que admiro é, Anton Bruckner (1824 — 1896), com quem Malher também privou e dele disse:
Nunca fui aluno de Bruckner. Todos pensavam que estudei com ele porque em meus dias de estudante em Viena era visto freqüentemente em sua companhia e por isso me incluíam entre seus primeiros discípulos. A disposição feliz de Bruckner e sua natureza infantil e confiante fizeram do nosso relacionamento uma amizade franca, espontânea. Naturalmente, a compreensão que obtive então de seus ideais não pode ter deixado de influenciar meu desenvolvimento como artista e como homem.
Para saber mais sobre estes compositores:

3 comentários:

Glorinha L de Lion disse...

Tive oprtunidade de assistir a um concerto com orquestra sinfônica num festival de inverno em Campos do Jordão e é simplesmente o máximo!
É de arrepiar a alma!
Lá, todo ano, no Festival de Inverno em julho, há inúmeros concertos, todos excelentes...Campos do Jordão é uma cidade serrana de São Paulo, muito charmosa, cheia de bares e cervejarias, e no inverno fica lotada de gente, ricos, famosos e plebeus, como eu...adoro ir pra lá no inverno!
Beijos.

Ana Paula Sena disse...

Gosto imenso de Mahler, algo incompreendido.

O filme "Morte em Veneza" é ainda mais belo e intenso com a música deste compositor.

Deixo um beijinho, Manuela, e agradeço este belo post sobre Mahler :)

G I L B E R T O disse...

Manuela

Admiro realmente teu gosto musical, também gosto de música classica, ouço e escrevo muito a ouvindo, mas, confesso, meus conhecimentos acerca ela são superficiais quando comparados aos seus minha querida.

Assim, grato por dividir tão generosamente sua cultua para conosco, aprecio, admiro e rendo gratidão homéricas para todos aqueles que fazem isso!

Estejas bem nesta noite e em todas as demais!