A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

MARIA DO CÉU CONCEIÇÃO


A Universidade do Porto vai receber hoje, às 18h30, no Salão Nobre da Reitoria, a portuguesa galardoada com o prémio Mulher do Ano 2009, no Dubai, pelo seu enorme trabalho desenvolvido junto das famílias mais carenciadas de Dhaka, capital do Bangladesh.
Maria Conceição é uma hospedeira de bordo que reside no Dubai há algum tempo. Numa das inúmeras viagens que fez, Maria ficou a conhecer Dhaka e ficou sensibilizada com o nível de pobreza existente na capital. Em 2005, cria um pequeno grupo humanitário, o Dhaka Project. Esta iniciativa que vive essencialmente de voluntariado, rapidamente ganhou alguma notoriedade não só no Bangladesh, como no Dubai. Em pouco tempo, o Dhaka Project dava auxílio a mais de 600 crianças. Em 2007, Maria recebeu o prémio European Union Woman´s Inventors and Innovators Network. O ano passado, foi considerada a Mulher do Ano no Dubai pelo seu enorme trabalho nos bairros mais pobres de Dhaka. Neste início de 2010, Maria do Céu Conceição vem à Universidade do Porto falar sobre o voluntariado e o novo projecto que está agora a desenvolver. O Catalyst tem como objectivo permitir às crianças de Dhaka continuarem na escola. Para conseguir isso, Maria abriu uma escola destinada a ensinar Inglês aos pais das crianças com o objectivo de lhes conferir uma ferramenta que lhes possibilite o acesso ao mercado de trabalho não só no Bangladesh mas também e especialmente nos Emirados Árabes Unidos.

3 comentários:

Glorinha L de Lion disse...

O mundo precisa urgentemente de gente assim...já que governos nada fazem...e parece que quanto mais dinheiro os governos tem, menos fazem...afinal,não interessa tirar essa gente da miséria, pois quanto mais pobres, sem instrução mais fantoches serão dos mandatários das nações.
Beijinhos.

Maria disse...

Esta Mulher vale a pena, sim!

Outro beijo, Manuela

Regina disse...

Sempre há anjos espalhados pelo mundo!

Bonito gesto, bonita Maria!!

Linda Manú!!

Beijo!!