Congratulo-me com a libertação de Aung San Suu Kyi, mas outros combatentes da Liberdade devem ser referidos em países que os perseguem, independentemente das políticas praticadas.
SHIRIN EBADI (IRÃO) – Primeira iraniana a ser nomeada juíza, tem sido uma feroz opositora ao regime de Teerão. Em 2003 ganhou o Nobel da Paz.
BIRTUKAN MIDEKSA (ETIÓPIA) – Candidata derrotada, ex-juíza e líder da União para a Democracia e Justiça, chegou a ser condenada a prisão perpétua, mas já está em liberdade.
LIU XIAOBO (CHINA) – Dissidente , luta pela Democratização da China e participou nas manifestações de Tiananmen. Cumpre uma pena de 11 anos. Nobel da Paz 2010.
MARWAN BARGHOUTI (PALESTINA) – Líder da primeira e segunda linfada. Cumpre cinco penas de prisão perpétua em Israel
AYMAN NOUR (EGIPTO) – Candidatou-se à presidência para destronar Mubarak e foi preso. Encontrando-se em liberdade ameaça concorrer em 2011.
RIYAD A-TURK (SÍRIA) – Passou duas décadas preso e voltou à cadeia após a «Primavera de Damasco» em 2001, quando depois da morte do Presidente Assad, proclamou que «o ditador está morto».
GUILLERMO FARININAS (CUBA) – Prémio Sakharov para a Liberdade de Expressão. Já fez 23 greves de fome, a última de 135 dias, só terminou quando foi iniciada a libertação de 52 presos políticos.
LEYLA ZANA (TURQUIA)– Política de descendência curda, esteve presa durante dez anos por se atrever a falar a sua língua nativa no Parlamente de Ancara e defender um Curdistão independente. Prémio Sakharov em 1995
In VISÃO (28.10.2010)
10 comentários:
São tantos e tantos os casos, por esse mundo fora, que precisam de ser referidos...
Como sempre texto *****.
Beijo Manú.
GRANDES MULHERES E GRANDES HOMENS. SÃO VERDADEIROS HERÓIS.
BEIJINHOS MANÚ
Xi menina, metem-se em cada embrulhada e vão dar à prisa...se ajudamos é o que se vê, se não ajudamos e ficamos assim no nosso cantinho... é o que se vê também..não vale de nada, mas um dia sim, um dia vai valer a pena.
Um beijinho da laura
Manuel,
obrigada por esta partilha...
Deixei-lhe um recado lá em "casa"...
Santa noite.
Ana
Olá Manuela,
Homens e Mulheres que lutam pela 'Liberdade' - um tema que me satisfaz só de ler.
"Pela paz que nos recusam
muito temos de lutar"
- diz assim no poema cantado por José Mário Branco: "Eh! Companheiro"
Muito gosto em conhecê-la, Manuela.
Lucy
Manuela são esses homens e essas mulheres que lutam pondo em risco a própria vida que nos dão o exemplo, que nos mostram que a cobardia nunca ganhou batalhas. O povo Português é um povo cobarde, que não arrisca a sua paz pela paz da comunidade, que vê apenas os seus interesses. Pena mas, esta é a realidade. Beijinhos
Amiga!
Por cada um deles um bem haja enorme.
Beijos
Ná
Não concordo muito com o líder Palestino auto-proclamar-se "combatente da liberdade". A intifada não é propriamente um acto dignificante... Quanto às outras individualidades, concordo totalmente.
Muito bom post.
Obrigada por os lembrares todos aqui!
beijo no coração
Enviar um comentário