A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




quarta-feira, 14 de julho de 2010

É VERÃO, MAIS PROPÍCIO A SAIR, A PASSEAR E A CONVIVER...

Não sei como tudo começou. As pessoas vão se vendo, trocam um sorriso, umas palavras, vão conversando disto e daquilo e de si também. Gradualmente vão-se aproximando, trocam atenções. Encontram afinidades. Umas estão mergulhadas nos seus problemas, outras ultrapassaram-nos ou habituaram-se a viver com eles, mas vivem. A Maria João vive, é uma mulher sempre atarefada, sempre cheia de coisas para fazer.
«Espera, eu dou-te boleia»
A conversa vai-se estendendo, combina-se ir tomar um café, vai-se à praia, vai-se fazer uma caminhada.
«Vamos a minha casa, tenho lá uma coisa para ti»
Era um grande cacto, para eu colocar na minha varanda. Lindo o seu pequeno jardim, muito florido e muito acolhedor.


«Isto enche-me a vida, as plantas e os gatos».
Eles andavam por ali, deitavam-se, rebolavam-se, pediam festas. 8 gatos.
«Só tinha um, o Jeremias, mas depois foram-me pedindo para ficar com outro gato e mais outro, mas eles são tão queridos!»
Gatos siameses, persas, vulgares…
«Não te esqueças de vez enquanto de regar o cacto, mas não regues muito, trata bem dele».
Sinto a generosidade daquela mulher/criança, nas mais pequenas coisas. As suas estrondosas gargalhadas sobrepõem-se a tudo. Mulher de muitas vivências, que de vez enquanto fala de si. Vários homens passaram na sua vida, agora tem 8 gatos, 2 netas de vez enquanto e a sua grande alegria de viver.













Falando de Espanha e das «tapas», de que nós gostamos muito, ela disse:
«Vou fazer um lanche lá em casa, para ti, para a Fernanda e respectivos maridos»
Ontem ofereceu o lanche, de facto como ela dizia era três em um, almoço, lanche e jantar, tudo feito por ela, meticulosamente, com todo aquele prazer de fazer o melhor, para as pessoas que convida!
Esquecemos colesterol, triglicerídeos, diabetes, vesículas sensíveis...
Foi um convívio interessante à volta de duas mesinhas no jardim, com uma grande variedade de «tapas», com música ambiente de jazz (grande colecção!) e depois a Mercedes Soza e «Gracias a la Vida» a pedido.


Tenho que agradecer esse convívio e como não gosto de cozinhar ou melhor cozinho porque tem que ser, ficou logo ali combinado, irmos ao Grove, no Norte de Espanha, onde se come muitíssimo bem.

6 comentários:

chica disse...

Como é bom tudo isso,não? Lindos momentos!Um beijo e amanhã saio em férias pra aproveitar as férias escolares.Assim, após 6ª feira, e volto em agosto! beijos,chica

Beth/Lilás disse...

Olá Manuela!
Tenho cá uma amiga assim também, só que casada com o mesmo homem há 26 anos, mas tem muitos cães e gatos, a casa sempre muito bem cuidada, moram em cima o pai, a mãe e a avó. Ela e sua família de 3 filhos e marido estão sempre com a casa assim, florida e alegre.
Toda vez que lá vou tenho uma surpresa agradável.
Pois esta tua amiga deve ser um encanto de pessoa, cheia de vida e de graça. Faz muito bem o convívio com gente assim, só nos engrandece e ilumina mais o nosso dia.
beijinhos cariocas

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Ahh tempinho bom para nos render as belas e boas coisas da vida, livre e soltas, sem muito agasalho.

Bom, mas o principal motivo da minha visita, é que vim te convidar a participar da 1º promoção do Meu Cantinho!!

Espero você, Manu!!

beijos

Bordados e Retalhos disse...

Achei ótimo o posto contando da amiga, do presente, dos gatos, do cacto e do lanche. Esses encontros são sempre muito calorosos e animadores. Bjs

ney disse...

É o melhor que levamos da vida, esse convívio humano, a boa prosa, música, plantas, animais, passear, interagir. Lindo jardim. Abraço/ney.

Teredecorando disse...

Olá Manuela,
Você sempre com palavras sábias lá no meu blog. Obrigada pela visita.
Ter uma amizade sincera e verdadeira é lindo demais. Faz bem pra alma.
Lindo post.
Fique bem
Bjs mil