«Através da violência pode matar um assassino, mas não o assassinato.

Através da violência pode matar um mentiroso, mas não a mentira.

Através da violência pode matar uma pessoa odiosa, mas não o ódio.

A ESCURIDÃO NÃO PODE EXTINGUIR A ESCURIDÃO. SÓ A LUZ O PODE FAZER.»

MARTIN LUTHER KING




quinta-feira, 29 de julho de 2010

MENOS 701 ESCOLAS - MANUEL ANTÓNIO PINA

A crer no Ministério da Educação, é para garantir "igualdade de oportunidades" a todos os alunos que, "em estreita colaboração com associações de pais (...) e autarquias", irão ser encerradas a partir de Setembro mais 701 escolas do 1º Ciclo, a juntar às 5 172 encerradas desde 2000.
Apesar de o anúncio ter sido feito com meio país a banhos, sucedem-se, de Norte a Sul, os protestos das associações de pais e autarquias "em estreita colaboração" com as quais o ME teria preparado a coisa.
A seguir a centros de saúde, maternidades, urgências e estações de CTT, 701 pequenas comunidades rurais do desertificado interior ficarão agora sem escola e 10 mil crianças dos 6 aos 10 anos serão forçadas a percorrer todos os dias dezenas de quilómetros até chegarem, exaustas e sonolentas, às indiferenciadas linhas de produção educativa que são as "mega-escolas" dos centros urbanos.
O presidente da Câmara de Bragança fala de casos, no concelho, em que as crianças terão que fazer diariamente duas viagens de mais de hora e meia para ir à escola.
Só por humor negro alguém pode chamar a isso "igualdade de oportunidades".


JORNAL DE NOTÍCIAS

( EU NÃO PERCEBO NADA DO QUE SE VAI PASSANDO NESTE PAÍS OU MELHOR PERCEBO (!!!!!) CADA VEZ PERCEBENDO MENOS!!!!)

Sou grande admiradora deste articulista, homem de letras do Porto. A sua obra é principalmente constituída por poesia e literatura infanto-juvenil. É ainda autor de peças de teatro e de obras de ficção. Algumas dessas obras foram adaptadas ao cinema e TV e editadas em disco.
Aproveito para lhe prestar a minha homenagem, pela forma sintética e incisiva com que escreve, que além de estar em sintonia com o que penso, também me tem esclarecido sobre muitos assuntos.

4 comentários:

Pedrasnuas disse...

É UMA POLÍTICA VERGONHOSA...DA MENTIRA,DO FAZ-DE-CONTA, DA HIPOCRISIA,DO CINISMO...

BEIJO

Crica Viegas disse...

Gente, é surreal isso. Ao invés de melhorarmos, parece que retrocedemos milênios com atitudes governamentais como essa...uma pena...

manuel marques disse...

A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida .

Beijo.

Brown Eyes disse...

A Igualdade está cada vez mais desigual. Beijinhos